Quando o assunto é marketing para psicólogos, muitas dúvidas fazem com que as redes sociais sejam vistas com bastante cautela. Há diversas normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia que proíbem a utilização de algumas comunicações.
Mas afinal, vale a pena investir no Instagram para Psicólogos? Por isso, reunimos para você 6 mitos sobre utilizar essa rede social para expandir sua marca. Aproveite a leitura!
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1. O código de ética não permite publicidade
Bom, é verdade que o Conselho Federal de Psicologia possui algumas regras sobre a publicidade dos psicólogos. Por exemplo:
- O psicólogo não deve utilizar o preço dos seus serviços como forma de propaganda;
- Não deve participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;
- O psicólogo não deve propor técnicas que não estejam regulamentadas no CFP;
- Em quaisquer comunicações, sites e anúncios, é preciso estar escrito o nome e número de inscrição do psicólogo responsável.
Porém, é possível divulgar a sua marca sem infringir as normas. É importante conhecer o seu público alvo, qual tipo de comunicação seus pacientes vão estar mais interessados e qual o tipo de linguagem usar.
Para saber mais, acesse as resoluções do conselho e do código de Ética do Psicólogo clique aqui.
2. O perfil informal do Instagram não combina com psicólogos
O Instagram é visto como um aplicativo de entretenimento para muitas pessoas. Por isso, no início, o tom da plataforma pode parecer um pouco fora da realidade. Porém, os tempos são outros.
A vantagem em usar o Instagram é justamente acabar com esse mito. Com estratégias é possível conectar você ao seu público-alvo de uma forma mais rápida. Com conteúdos úteis e interessantes, você pode aproximar ainda mais dos seus clientes, tornando sua clínica não apenas um estabelecimento comercial, mas um espaço que eles podem contar com ajuda.
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3. O Instagram não atrai novos pacientes
Estamos na era da globalização, então as pessoas utilização redes sociais, como o Instagram, para fazer amigos e conhecer novos produtos. Por isso, é comum e natural que elas procurem referência de psicólogos na plataforma. E esse psicólogo pode ser você!
Então, lembre-se que as pessoas estão no Instagram e seus potenciais clientes também. Aproveite essa oportunidade.
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4. Divulgação no Instagram só beneficia famosos e grandes clínicas
No Instagram, as pessoas estão procurando na maior parte do tempo, novidade de conteúdo interessantes e estão abertas para conhecer novas pessoas e influências.
Caso seu conteúdo seja atrativo e com investimento certo, você pode conquistar novos seguidores, se aproximar com seu público e, consequentemente, atrair novos clientes. Por isso, chame a atenção do seu público criando vídeos, posts, enquetes e produza conteúdos relevantes.
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5. Conteúdo bom funciona sozinho, por isso, não é preciso interagir com seguidores
A interação é fundamental no Instagram e é uma ótima maneira de entender e se conectar com as pessoas.
Dessa forma, reserve um tempo para responder os comentários e perguntas enviados para o seu perfil. Além de gerar engajamento, essa atitude despertará a admiração dos seus clientes. Não só de conteúdo bom viverá o seu perfil!
6. Hashtags não são importantes
Seu objetivo é atrair novos clientes?
A dica é usar hashtags nas postagens que você publica. Elas funcionam como um mecanismo de busca dentro da plataforma e torna os serviços dos psicólogos mais detectáveis.
Dessa forma, sua chance de atrair mais seguidores aumentam, assim como o número de compartilhamento do seu conteúdo e engajamento da sua página.
Agora que você entendeu a importância do Instagram para sua vida profissional, que tal colocar em prática? Confira Como conseguir um melhor engajamento no Instagram.