Pesquisar
Pesquisar

Captação de clientes passa pela definição de nicho

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Com a popularização da internet, a ideia de comunicação de massa foi se fragmentando e, cada vez mais, o nicho ganha relevância. Por isso, entender o seu público é fundamental nas redes sociais, isso porque ao pensar no nicho de atuação é possível ir atrás de consumidores com maior potencial de adesão aos serviços que você oferece. Ou seja, a captação de clientes deve passar pela definição de nicho. 

Diferença entre segmento e nicho

Entretanto, muitas vezes isso pode parecer confuso, porque esta ideia vem atrelada a uma espécie de limitação ao trabalhar com apenas um nicho dentro de um segmento tão amplo como a Psicologia. Para entender melhor, cita-se o exemplo: o segmento é a Psicologia, enquanto o nicho de mercado é o atendimento a crianças e adolescentes. Ou seja, é preciso saber que nicho é uma fatia do mercado de atuação, que faz parte do segmento, que envolve um grupo maior, enquanto o nicho é mais específico. 

Mas, afinal, por que definir um nicho na Psicologia vai ajudar você na captação de clientes?

A resposta para essa pergunta poderia ser resumida pela palavra foco. Pois a partir do momento que você direciona suas atenções para apenas um nicho dentro da Psicologia, isso traz resultados positivos e dá maiores condições de atender com qualidade e excelência aquilo que você se propõe a fazer. 

Entretanto, você precisa fazer algumas perguntas a si mesmo, como por exemplo: Qual o tipo de público eu mais gosto de atender? Se eu tivesse de atender somente a uma faixa etária de pessoas pelo resto da minha carreira, que pessoas seriam essas? Sobre qual tipo de público eu quero estudar? 

É fato que definir o nicho pode ser algo extremamente fácil para algumas pessoas, mas não necessariamente para outras. Principalmente porque responder as questões citadas acima pode não ser suficiente. É excelente trabalhar com o que se gosta, e você deve e pode fazer isso, mas somente definir o nicho pela preferência não é tudo. Basicamente porque a definição de nicho envolve a paixão pelo que se faz, mas também a sua potencialidade e a rentabilidade que essa fatia de público traz.

Atendimento especializado e de excelência 

Se você gosta de atender apenas pessoas com idade acima de 60 anos ou mais, por exemplo, mas não tem potencialidade no nicho, ou seja, não é capaz de atender a esse tipo de público, você simplesmente não vai poder atender? Pelo contrário, quando você define um nicho, é essencial que se especialize cada vez mais nele e, consequentemente, vai gerar potencialidade no atendimento a esse público. E, diante disso, você vai poder captar mais clientes nessa faixa etária. 

Mas o que isso significa? Significa que você se tornará uma autoridade, um especialista no assunto não só na área ou profissão, mas também na internet. Será o seu diferencial! Se um homem de 65 anos precisar de atendimento psicológico, quem ele vai procurar? Um psicólogo que atende a todos ou um especialista em psicoterapia da terceira idade? Portanto, definir um nicho é algo que pode não ser muito tranquilo, mas com certeza vai trazer resultados satisfatórios, consolidar o seu trabalho e ainda fidelizar os clientes. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Continue nos acompanhando aqui e nos perfis oficiais do PsicoManager no Instagram, Facebook e LinkedIn e não deixe de ficar por dentro de tudo que envolve o universo da Psicologia. 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?