DicasGestãoMarketing

5 dicas para divulgar sua clínica nas redes sociais

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Atualmente estar presente nas redes sociais é mais que uma tendência, é uma necessidade para impulsionar ainda mais o crescimento das empresas e dos negócios. E nas clínicas e consultórios de Psicologia, essa realidade não é diferente. Isso porque a internet atua como uma ótima ferramenta para aproximar e manter o contato frequente dos profissionais com seus pacientes e, claro, conquistar mais pessoas para comprar os seus serviços. 

Além disso, as redes sociais podem ser uma vitrine para que o seu público-alvo conheça mais sobre o seu trabalho, sua metodologia, especialidade e os serviços que você oferece. Entretanto, muitas vezes os Psicólogos(as) não sabem como iniciar essa divulgação nas redes sociais e por isso elaboramos 5 dicas que têm o potencial de fazer a sua clínica ficar bem visada digitalmente. 

1. Determine metas 

conheça seu público-alvo

Para começar a gerar mais visibilidade para a sua clínica e, consequentemente, para você enquanto profissional, é essencial estabelecer metas e analisar quais são as necessidades atuais do seu consultório. Desta forma, você consegue criar estratégias de marketing. Mas para isso, é preciso pensar em objetivos simples, como conquistar mais pacientes e fidelizar aqueles que já consultam com você, assim como aumentar o conhecimento da sua marca no mercado, educar seus pacientes sobre saúde, entre outros. 

Após isso, já é possível desenvolver um planejamento estratégico para atingir seus objetivos. Pois todas as ações que você planejou vão fazer com que você cumpra a sua meta lá na frente. Ou seja, isso significa que elas irão melhorar seus pontos positivos e transformar seus pontos negativos. Logo você estará aumentando a satisfação de seus pacientes na consulta, o que vai trazer ótimos resultados para a sua clínica. 

2. Conheça seu paciente 

Já falamos diversas vezes aqui que é fundamental que você conheça o seu público-alvo, ou seja, o seu paciente. Pois isso te ajuda a identificar o perfil da sua audiência no universo digital. Além disso, você consegue descobrir quais os conteúdos eles têm mais chances de gostar, qual o formato e em quais redes sociais eles consomem. 

Todo o conteúdo que você publicar será destinado a um público específico: seus atuais e futuros pacientes. Ao produzir conteúdo dessa forma, você vai entregar valor para quem o acompanha nas redes sociais, assim como informações úteis para o dia a dia dessas pessoas. 

Diante disso, faça a análise de algumas informações importantes dos seus pacientes, como faixa etária, sexo, nível socioeconômico, estilo de vida e perfil de consumo. 

Defina seu público alvo com estas 3 dicas

3. Encontre o seu lugar ao Sol

Conforme já dito aqui, é crucial conhecer o seu público-alvo, porque isso vai te ajudar a elaborar conteúdos mais assertivos dentro da sua estratégia de marketing. Mas também para que você consiga descobrir em quais redes sociais sua clínica deve estar. Ou seja, se seus pacientes não usam o Facebook, não faz sentido fazer uma página para sua empresa lá, porque nesse acaba sendo mais interessante direcionar os materiais para outras redes sociais, como o Instagram e/ou o YouTube. 

Pesquise quais redes sociais são as mais utilizadas pelos pacientes e pelas pessoas que você deseja atrair para a sua clínica. A partir disso, crie um objetivo diferente para cada rede que você pretende criar um perfil. Essa iniciativa é bem importante porque cada rede social tem características próprias, como a linguagem, por exemplo. 

4. Crie conteúdos relevantes 

Produzir conteúdo relevante e de qualidade é outra ação bem importante que você deve ter em mente na hora de investir nas redes sociais. Pois ao ter essa iniciativa, o seu público-alvo começará a seguir os seus perfis e, consequentemente, se tornará um usuário assíduo. Pois a relevância e qualidade dos conteúdos geram identificação com as pessoas, influenciam e fazem com que elas estejam ali, acompanhando o seu trabalho. 

Atualmente, por exemplo, há ferramentas que revelam quais são os assuntos mais pesquisados no momento, como o Google Trends. Além disso, existem outras ferramentas que mostram quais os melhores dias e horários para se fazer as postagens. Ou até mesmo em uma breve análise a partir das redes sociais é possível perceber as datas e momentos que o público esteve mais ativo, interagindo com os perfis, seja curtindo, comentando ou salvando aquele conteúdo. Diante disso, é importante que suas publicações tenham periodicidade, frequência e consistência. 

5. Analise os resultados

Avaliar o desempenho das suas redes sociais também faz parte do processo de planejamento de marketing estratégico (confira aqui nossas dicas de Marketing para ter a agenda cheia em 2021). Isso porque você consegue ter um retorno se está indo bem ou não nas suas ações digitais. E, claro, possibilita fazer ajustes necessários para a melhora dos resultados. 

Com essa análise, lembre-se de verificar quais conteúdos geraram mais engajamento, pois são eles que merecem um investimento maior e, consequentemente, você pode apostar no que foi aplicado e assim continuar atingindo suas metas estabelecidas lá no início do processo todo. 

Legal, não é mesmo?! Então continue nos acompanhando por aqui e nas nossas redes sociais Facebook, LinkedIn e Instagram e não perca nenhuma novidade!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?