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5 dicas de Marketing para uma agenda cheia em 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

 

Parece que foi ontem que pulei as sete ondinhas desejando um ótimo 2020 e “pah”, já é dezembro. E que ano, não? Para todos os psicólogos foram 12 meses de grandes desafios, de se reinventar e até mesmo quebrar paradigmas, como a questão do atendimento on-line, mas a principal pergunta foi: como conseguir mais clientes durante esta pandemia?

Para ajudá-los, uma parceria inédita foi fechada entre o Psicomanager e a MKTPSI  – agência de marketing 100% focada para psicólogos – que uniram forças para apresentar 5 dicas de Marketing para que você possa lotar a sua agenda de clientes no próximo ano. Uma série de 5 vídeos com explicações simples e mais um texto complementar para ajudar tanto quem está começando agora na profissão, quanto quem quer aumentar o número de clientes para seu consultório.

Um dos padrões que mais foi quebrado/vencido está relacionado ao marketing para psicólogos. Muitos ainda possuem o receio de divulgar os seus serviços na internet e/ou acreditam que com uma conta no Instagram e duas postagens por semana vão conquistar clientes, quase que por “magia”. Mas a situação atual exigiu esta troca de mentalidade e, hoje, muitos profissionais da psicologia estão investindo em um terreno até então desconhecido: o Marketing.

A verdade é que 2020 foi um ano de muito aprendizado, experiências enriquecedoras e agora temos um pensamento quase unanime: ter uma agenda cheia em 2021! Porém, o que e como fazer?

Aproveite e siga o Instagram da MKTPSI e  o canal no Youtube.

1 . Plano de Voo

O Plano de Voo é uma metodologia que criei para simplificar e exemplificar o plano de Marketing ou um plano de negócios simples. Ele funciona da seguinte maneira:

Vamos imaginar que o seu negócio (sim você é um negócio) é um avião. Um avião não pode decolar sem ter um destino. Mesmo voo panorâmico possui um destino.

– Então, hoje, como você está?
– Quantos clientes você tem?
– Quantos clientes você poderia atender sem prejudicar a qualidade?
– Quanto você quer $$$ por mês?
– Quantos clientes você precisa atender por mês para atingir este valor?
– Quais outros produtos ou serviços eu posso oferecer para incrementar minha renda como psico?

Estas perguntas irão ajudar a visualizar o seu destino. Então agora sim você poderá decolar, pois a origem e o destino você terá.

O plano de voo vai ter ajudar a escrevera a melhor rota, imaginar situações para se precaver e ações para potencializar seus resultados.

2. Entenda o que é o Marketing

Quando você posta algo no Instagram, isto não é Marketing. É uma estratégia de comunicação, que está dentro do Marketing.

Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam por meio da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
– Philip Kotler – conhecido como o “papa” do Marketing. 

Marketing então é um processo social e administrativo de troca, onde eu ofereço algo e você me oferece outra coisa em troca.

Resumindo, foque nos 4 P’s do Marketing

Produto – Quais são os produtos/serviços que eu ofereço ou posso oferecer? Como estes produtos serão entregues?
Preço – Quanto cobrarei por cada produto/serviço e quais serão as formas de pagamento?
Praça – Para quem irei vender? Onde irei vender? Qual o meu público-alvo (target)?
Promoção – Como irei divulgar cada um dos produtos/serviços? Quais os canais utilizarei? Qual a periodicidade?

Como puderam ver, o Marketing é um pouquinho maior do que somente publicar no Instagram, certo? E isto que nem falei da SWOT e outras tantas metodologias que o marketing utiliza para determinar uma estratégia assertiva para seu negócio.

3. Marketing de Nicho para Psicólogos

O Marketing de Nicho é uma das melhores estratégias para conquistar novos clientes e seguidores. Trata-se de direcionar seus produtos, serviços e comunicação para a linguagem e soluções que determinada faixa de pessoas procura. Por exemplo: relacionamentos.

Pessoas que querem melhorar seu relacionamento, procuram na internet por “soluções”

“Como melhorar meu casamento na pandemia?”
“Como reascender a paixão do casamento?”

Estas pessoas podem nem imaginar que um psicólogo possa ajudar. Claro, só vai encontrar você se este conteúdo aparecer em suas redes sociais, e o mais importante, em seu site.

Outra vantagem muito grande na escolha de nichos, é que você ficará reconhecido como autoridade no assunto.

– Psicóloga especialista em TEA
– Psicólogo especialista em Traumas
– Psicólogo especialista em Relacionamentos

E convenhamos, uma pessoa quer se tratar sempre com um especialista no assunto, não?

4. Discurso de Vendas

Discurso de vendas

Sim, você precisa de um discurso de vendas! Ou mais de um até.

O discurso de vendas, ou Pitch de Vendas, como é conhecido no Marketing é uma técnica para você passar todas as informações necessárias para seu futuro cliente, de forma rápida e objetiva.

Particularmente, gosto muito do chamado “Pitch de Elevador”, onde em 30 segundos ou menos você será capaz de “vender” seu produto ou serviço para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Quando uma pessoa pergunta o que você faz, qual é a sua resposta?

Só que é Psicólogo(a)?

Isto não traz o valor (não de $$, mas de importância), você pode simplesmente dizer que: “Auxilia pessoas a vencerem seus medos, traumas e receios por meio da psicoterapia”.

Ou que

“Eu ajudo jovens de todo o Brasil, a vencerem a depressão e ansiedade, de modo que elas consigam uma vida verdadeiramente mais feliz por meio da psicoterapia presencial ou on-line”

Dicas extras de como montar um bom pitch para o seu negócio:

  1. Comece sempre se apresentando
  2. Defina seu público-alvo (com quem você vai falar)
  3. Informe o que você faz (relacionado sempre ao público-alvo)
  4. Possui diferenciais? Formações extras, ferramentas que utiliza.
  5. Conclua sempre com um convite. Se possível, entregando seu cartão.

5. Prefira clientes e não likes

Prefira clientes, não likes

Ter 10 mil seguidores nas redes sociais não significam ter uma agenda lotada. Já fiz consultoria com um profissional de psicologia com 25 mil seguidores no Instagram, mas que atendia somente 4 pessoas na semana. Claro, ele comprou a maioria de seus seguidores, o que acho o maior erro possível nesta rede social, mas esta é uma conversa para outra hora.

Likes e seguidores, em muitos casos, são as chamadas “métricas de vaidades”, que não influenciam no resultado principal que é de atrair mais clientes para o seu consultório.

Prefiro ter 100 seguidores e 50, 80 clientes do que 10 mil seguidores e atender 4 pessoas somente.

Não estou dizendo que o Instagram não é uma ferramenta boa. Ela é sim, mas como algo complementar, dentro de uma estratégia.

Resumo: Foque em atrair mais clientes, e não em ter likes ou seguidores.

Para mais dicas, fiquem ligados nos meus perfis das redes sociais!

 

 

Carlos Almada
Professor e Consultor de Marketing com 15 anos de mercado, especialista em pensamento do consumidor, estudante do terceiro ano da faculdade de Psicologia e fundador da agência MKTPSI. – www.mktpsi.com.br

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Boa leitura!

 

 

 

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