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Marketing para psicólogos: 5 estratégias para conquistar mais clientes

Tempo de leitura: 6 minutos

Os resultados obtidos através do marketing para psicólogos por meio de estratégias simples, favorecem todo profissional que busca estar sempre a frente da concorrência. Isso significa que os resultados que você espera são baseados em seu posicionamento no mercado.

O marketing para psicólogos beneficia a carreira profissional em muitos pontos, principalmente quando o assunto é captação de clientes. Nesse sentido, recorrer as variadas ferramentas da publicidade para o crescimento da sua clínica ou consultório vai te surpreender.

Crie conteúdos de qualidade, mantenha uma postura ativa em suas redes sociais e se destaque no mercado digital. Continue a leitura e descubra como seus atendimentos podem melhorar. 

Benefícios do marketing para psicólogos 

Falar sobre marketing para psicólogos chegou a ser um tabu, já que muitos profissionais acreditavam que divulgar seu serviço resultaria na comercialização da psicologia. 

Todavia, tudo muda e as coisas se transformam, e hoje o marketing digital veio para fazer a diferença na vida do profissional que almeja o sucesso dentro do mercado. Isso porque o psicólogo precisa estar onde o seu paciente está, e esse lugar muitas vezes será no ambiente virtual. 

Contudo, já não é segredo algum que a maioria das pessoas que necessitam de um produto ou serviço, recorrem à internet para suas pesquisas, e na hora de escolher um médico, dentista, ou um psicólogo, isso não é diferente. 

Sendo assim, é importante salientar que a questão não é estar ou não na internet, mas sim como o seu posicionamento será feito de forma que atraia mais interessados em seu serviço, sem ferir a integridade ética.

Se você quer atingir um público maior e gerar conteúdo de valor para melhorar a sua presença online, preparamos esse conteúdo com as melhores técnicas para o seu crescimento. 

Como o marketing para psicólogo funciona? 

Como sabemos, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) rege a atuação profissional de um psicólogo limitando condutas que são permitidas, precisamos estar sempre atentos a elas, o que não significa que profissionais e clínicas sejam proibidos de divulgar seu serviço na internet, redes sociais, etc.

Sendo assim, o primeiro passo é entender que um consultório ou uma clínica de psicologia também é um negócio como outro qualquer em sua definição básica, isto é, um serviço prestado a um cliente em troca de pagamento em dinheiro.

O psicólogo tem que lidar como todos os desafios empresariais, pois precisa captar clientes, conquistá-los, gerenciar receitas e despesas para conseguir solidificar o seu negócio e satisfazer suas metas profissionais.  

A partir desse aumento de consciência que estamos observando sobre o seu papel de empreendedor, o psicólogo precisa conciliar cada vez mais tempo de estudo entre os temas técnicos de sua área de atuação e os assuntos gerenciais, que dão as ferramentas para a evolução do negócio. 

Isso porque atualmente as relações comerciais pedem novas abordagens e capacidades para que os negócios sejam realizados, e muitas técnicas que antes eram eficazes, deixaram de ser, e tudo isso independentemente da competência técnica e experiência profissional do psicólogo.  

O ponto é que em um mercado com grande concorrência, o sucesso de qualquer negócio passa por diferenciação em relação aos demais, e em como o seu trabalho ou produto pode ser melhor do que os outros.  

Os clientes também são mais exigentes e para tomar uma decisão sobre qual profissional ou serviço irão escolher, buscam criar uma conexão com quem está do outro lado e levam em conta a vários pontos, como: autoridade no assunto, referências, impressão com a marca (sim, o psicólogo enquanto profissional tem uma marca pessoal). Facilidades para se comunicar, para pagar, e muitos outros que podemos falar mais em outro conteúdo. 

Com tudo isso, e mais o fato de que o seu público potencial está “online”, o marketing digital passou a ser uma das grandes ferramentas para que os profissionais possam aumentar seu alcance e conseguir mostrar qual é a sua mensagem, seu foco, e sua autoridade.

Continue a leitura e conheça estratégias para conquistar muito mais clientes e elevar sua carreira. 

Leia: Saúde mental em tempos de metaverso e metahealth 

Conheça as 5 estratégias de marketing para psicólogos 

O alcance de mais clientes através de boas estratégias de marketing já é um fato comprovado, por meio de ações efetivas sua agenda de atendimentos pode ser transformada, além disso, a lucratividade também poderá ser vista claramente. Confira nossas dicas de estratégias e mude para o digital.

1. Persona

Você conhece sua persona? Conhecê-las é o primeiro passo para a conquista de bons resultados no seu negócio, e criá-la é um dos passos mais importantes para estratégias de marketing digital na sua clínica ou consultório. 

Uma rápida explicação do que é uma persona: é a representação fictícia de um cliente ideal para um negócio, ela é baseada nos dados reais como o comportamento e as características demográficas dos clientes, bem como suas histórias pessoais, o que os motivam, seus objetivos, e desafios.

A persona é como um guia para a criação de conteúdo dentro do marketing digital. Um exemplo: Fernando, tem 33 anos, é casado, publicitário e trabalha em uma agência de marketing.

Ele tem um perfil comunicador, gosta de filmes de super-heróis, e passeios mais culturais.
Fernando gostaria de ter sua própria agência de marketing, mas ainda sente medo de empreender.

Assim como o exemplo acima, existem muitos outros perfis que serão as principais ferramentas de planejamento para que o seu negócio crie estratégias pensadas no consumidor. 

A compreensão de quem é a sua persona será a primeira etapa para a conquista de bons resultados, através dela será possível identificar suas dores e desejos, e assim criar campanhas pensadas a partir desses dados. 

Além disso, é possível melhorar a comunicação com o seu cliente, escolhendo assim qual o melhor canal para interagir e com o tom apropriado, para o momento de divulgar seu trabalho.

2. Produzir conteúdos

Atrair novos pacientes através do marketing de conteúdo é uma das principais e eficazes estratégias para atrair pessoas interessadas em te ouvir, fazê-las se tornarem seguidoras, e por fim transformar seguidores em clientes.

Além de todos esses resultados, essa relação mais próxima através das redes sociais também contribui para criar uma maior fidelização desses clientes.

Logo, vamos a um exemplo simples: imagine alguém que está passando por algum problema e enfrentando problemas psicológicos, e a partir de um conteúdo publicado por você ele percebe como aquilo pode ser resolvido com alguma dica ou tratamento.

Geralmente essa simples mensagem tende a gerar um senso de acolhimento e gratidão, que pode despertar nessa pessoa a iniciativa de buscar um profissional para realmente ter acesso a essa ajuda.  

Possivelmente essa pessoa procurará quem o ajudou naquele momento anterior, onde a mesmo estava passando por um momento difícil.

Portanto, utilize em suas estratégias blog, e-mail marketing, redes sociais, e entre outros canais de comunicação conteúdos que vão de encontro as possíveis dores da sua persona. 

 3. Redes sociais

Cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, as redes sociais vão muito além do que pensamos, então porque não utilizar esses canais para se comunicar com seus pacientes, construindo autoridade e alcançando cada vez mais pessoas?

Vale lembrar a importância de compartilhar em suas redes seus conhecimentos sobre psicologia, detalhes do cotidiano, e mostrar como seu espaço físico ou virtual é acolhedor e seguro. 

Detalhes como esses podem gerar mais engajamento para quem segue sua página, e consequentemente novos seguidores surgirão.

4. Demonstre conhecimento sobre o assunto abordado

Ter domínio sobre um assunto que deseja abordar faz parte de um trabalho consistente, dessa forma, construir autoridade com um conteúdo de qualidade é importante na hora de explicar algo para sua audiência. 

Dessa forma, a responsabilidade pelo assunto abordado no blog, rede social, entre outros, faz parte da construção de uma comunicação clara e sincera com seu ouvinte.

5. E-mail marketing

O uso do e-mail marketing é um grande diferencial para quem almeja uma agenda cheia de sessões marcadas. Através dessa estratégia é possível construir relações mais sólidas com seu cliente em potencial. 

Como gostamos de exemplificar, veja só:  imagina que você deu início ao contato com seu cliente através de um conteúdo em seu blog, no final é possível convidá-lo através de um botão para receber mais conteúdos exclusivos através do e-mail, basta assinar a newsletter.

Sendo assim, após o convite aceito pela sua persona, você possui a permissão necessária para aprofundar seu relacionamento e afunilar seu funil de vendas. Por meio dessa estratégia é possível nutrir seu paciente com conteúdo relevante e no final convidá-lo para uma sessão. 

Conheça a PsicoManager

A partir do momento que sua agenda começa a crescer, será preciso pensar em como otimizar a sua rotina e dar conta de todo o sucesso. 

Pensando nisso, o PsicoManager foi feito pensando em você psicólogo. Somos uma solução que te auxilia atuando dentro e fora do país, podendo ser acessado através de um notebook ou na palma da sua mão com um celular ou tablet.

Sendo assim, conte com nosso software para agendamentos online em tempo integral, facilite ainda mais o dia e reduza os índices de falta dos seus pacientes.

Coloque em prática todo seu conhecimento, se atente ao novo, as transformações, e encontre novas formas de fazer seu negócio crescer com a nossa ajuda.  

CTA: Quero testar o sistema que otimiza e melhora meus atendimentos 

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