Pesquisar
Pesquisar
metaverso metahealth

Saúde mental em tempos de metaverso e metahealth

Tempo de leitura: 4 minutos

Vivemos tempos de constantes mudanças tecnológicas, principalmente na área da saúde, e isso impacta profundamente na vida de psicólogos e dos seus pacientes, sendo assim, saber do que se trata o metaverso e metahealth pode fazer toda diferença no seu atendimento. 

Estamos na era da saúde digital, e com o desenvolvimento do metaverso, a ruptura tecnológica veio para ficar, esse é um assunto que faz parte do interesse de boa parte da sociedade, como empresários, e estudiosos, afinal de contas é algo que revoluciona até mesmo a nossa forma de pensar. 

Seguindo a nova tendência, a junção entre a medicina e o metaverso foi nomeado como metahealth. Continue a leitura e saiba mais. 

Metaverso: do que se trata? 

Praticamente todos os setores estão por dentro, e até mesmo investindo no mercado do metaverso. O termo ganhou maior destaque e força quando o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, comunicou que a rede social em questão mudaria de nome, passando a se chamar Meta, focando assim no desenvolvimento desse ambiente totalmente digital. Mas afinal de contas, qual a origem do termo? 

A definição de metaverso pode ser rede de mundos virtuais, que tentam copiar a realidade focando nas conexões sociais. Apreciadores do metaverso, como Mark Zuckerberg, acreditam que o futuro da internet é a interação entre todas as pessoas dentro do universo virtual. 

O metaverso faz uso de tecnologia de realidade virtual e aumentada, proporcionando ao usuário uma imersão mais profunda dentro do ambiente, isso acontece através de acessórios como computadores, manoplas, óculos, entre outros itens que podem ser conectados a celulares ou computadores.  

Continue a leitura e descubra como o metaverso funciona quando o assunto é saúde dentro do ambiente digital. 

Metahealth no seu dia a dia 

Diante a onda do metaverso, e de todas as possibilidades que essa tecnologia pode proporcionar entre as mais variadas profissões, a área da saúde mental não poderia ficar de fora, estamos falando de metahealth, como citado no início desse conteúdo, se trata da integração da medicina com o metaverso. 

Existe uma presunção de otimizar a forma de cuidar da saúde visando o aumento das chances de recuperação dos pacientes, facilitando ainda mais o trabalho dos psicólogos e demais profissionais da saúde, dentre outros pontos importantes. 

Entre esses pontos encontramos o que já é realidade, como exemplo, as inovações e investimentos por todo o mundo. Dessa forma, clínicas, consultórios e profissionais da saúde precisam estar atentos a essas transformações, e assim aproveitarem o que há de mais atual na tecnologia a seu favor. 

Na medida que são criadas novas formas de interação dentro do ambiente virtual, e os desafios técnicos e humanos forem superados, o metaverso vai se tornar cada vez mais acessível para todos. 

Saúde mental  

O aumento do número de doenças que afetam a saúde mental abriu oportunidades para que o metahealth tivesse um retorno positivo perante o tratamento e monitoramento de pacientes. 

Psicólogos e outros profissionais da área já prescrevem atividades no ambiente virtual visando o tratamento de transtornos como o estresse pós-traumático, depressão, déficit de atenção e hiperatividade. 

Em 2020, mais precisamente em junho, a FDA (Food and Drug Administration) órgão equivalente a Anvisa dos Estados Unidos, deu autorização para o comércio do primeiro dispositivo terapêutico digital, o qual foi baseado em jogos para melhorar as funções da atenção em crianças com TDAH. 

Essa foi a primeira vez que um jogo digital entrou para a lista de opções nos tratamentos de doenças e distúrbios, podendo ser recomendados por profissionais capacitados em conjunto com medicações, entre outras técnicas convencionais. 

O nome do jogo é EndeavorRX e consiste num jogo de corrida e coleta de objetos onde o paciente navega por vários cenários coloridos, interagindo com seres diversos. 

O nome se baseia em um estudo acompanhado que durou sete anos, onde mais de 600 voluntários fizeram parte, sendo possível avaliar se um jogo poderia fazer ou não diferença no tratamento do TDAH. 

A aprovação da tecnologia na saúde é um grande exemplo do importante crescimento do campo que abrange terapias digitais, abrindo portas para o metahealth, melhorando assim os sintomas associados às doenças mentais. 

Os resultados dos jogos apontaram que um terço das crianças não apresentaram sintomas após passarem 25 minutos diários,  5 vezes na semana, durante um período de um mês. 

Vale ressaltar que o jogo não deve ser o único meio para o tratamento mental, mas pode ser considerado um auxiliar, o qual apresenta bons resultados. 

Viu só como metahealth está a favor da saúde mental, proporcionando ainda mais interação com bons resultados entre profissional e paciente?  

Conheça agora o sistema que vai te aproximar ainda mais do seu paciente mesmo de forma remota. 

PsicoManager: seu atendimento personalizado 

O PsicoManager é um sistema de gestão simples e ao mesmo tempo completo, pois possui funcionalidades que vão transformar o seu atendimento em algo mais amplo a partir das suas funcionalidades. 

Com o sistema é possível uma melhor gestão de tempo, além de uma eficiência maior através de uma agenda online, maior controle financeiro sobre contas a receber e pagar,  personalização de formulários, dentre tantas outras funções conforme a sua necessidade. 

Além disso, você pode contar com um suporte personalizado para quando surgir dúvidas relacionadas a utilização do sistema, tenha a disposição também uma equipe especializada no assunto, e a certeza de que nas suas mãos está o sistema que vai revolucionar o seu modo de trabalhar. 

Toda a sua experiência no espaço físico pode ser ainda melhor no espaço digital, tenha acesso a recursos lúdicos, e jogos online que permitem uma maior interação com seu paciente em tempo real.  

Não se preocupe com a segurança dos dados, pois tudo foi pensando segundo a HIPAA, ISO27001, LGPD, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia. 

Tenha uma maior economia de tempo, maior rentabilidade e mais eficiência operacional. Se você ainda tem dúvidas do que o digital pode fazer por você, entre em contato conosco e saiba muito mais. 

Venha testar gratuitamente 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Venha testar gratuitamente o PsicoManager