O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil, possuindo cerca de 120 milhões de usuários ativos por mês. Então, como sabemos, todo sucesso virtual pode se tornar uma grande oportunidade de divulgar o seu trabalho. Com isso, é possível estabelecer um ponto de contato e estimular um relacionamento positivo com os clientes.
Pensando nisso, em 2018 foi lançado esta plataforma exclusiva para empresas, e que vem sendo um grande sucesso no Brasil: o WhatsApp Business. Quer saber como isso pode ajudar nas estratégias do seu consultório? Então, continue lendo nosso post!
1. As funcionalidades do WhatsApp Business
1.1 Perfil empresarial
Diferente dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações essenciais da sua clínica, como:
- Endereço
- Site
- Segmento
- Horário de funcionamento
1.2 Mensagens rápidas
Assim como o WhatsApp normal, é possível acessar o aplicativo via desktop pelo WhatsApp Web. No modo Business, é permitido utilizar as ferramentas pelo computador, para o controle das mensagens enviadas e recebidas.
Assim, é possível administrar a comunicação de forma prática e profissional.
E a melhor vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto você estiver ausente. Lembra que falamos do horário de funcionamento no seu perfil? Você também pode configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver ausente do trabalho.
1.3 Tags
Para facilitar ainda mais a organização em sua clínica, O WhatsApp Business inclui a possibilidade de utilizar tags para identificar as conversas. Com elas, você pode marcar as conversas em categorias, como: novo cliente, pago, pagamento pendente e até mesmo criar etiquetas como agendados.
Com isso, você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interações, e criar um manual de como lidar com cada um deles.
2. As vantagens do WhatsApp Business
Mas, quais seriam as vantagens do WhatsApp Business no seu negócio? Bom, dê uma olhadinha na nossa lista:
- Rapidez: essa é uma vantagem e tanto para você, quanto para o seu cliente. Enquanto muitas informações passam batidas no email e nas redes sociais, no WhatsApp você terá a certeza de que sua mensagem foi recebida. Os usuários usam constantemente o mensageiro para falar com amigos e familiares, então, no mínimo, eles devem ver a sua mensagem;
- Familiaridade: o aplicativo atinge todas as idades! Todo o movimento de mídias sociais e o tradicional email ainda podem parecer meio nebulosos para as pessoas mais velhas. Porém, eles já estão no WhatsApp, e fazem parte de uma parcela importantíssima no mercado;
- Comodidade: nos emails, redes sociais e principalmente nas ligações, a comunicação pode ser interrompida. No WhatsApp, o seu cliente pode escolher a hora que quer ou que pode se comunicar. Além disso, o aplicativo pode trazer mais conforto, o que gera uma maior predisposição para que se sintam tranquilos em te chamar, caso precise;
- Produtividade: como citamos ao longo do post, o WhatsApp Business traz uma oportunidade de automatização das respostas. Com isso, você pode aumentar sua produtividade ainda mais. É possível automatizar mensagens de ausência, saudações e respostas rápidas. Além disso, você pode utilizar um link curto que pode ser compartilhado nas redes sociais, que dá acesso direto a uma conversa com seu WhatsApp.
3. O que diz o Conselho Federal de Psicologia?
Segundo o CFP, é proibido que o profissional utilize o preço de serviço como forma de propaganda. Também está proibido utilizar as redes sociais para promover atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas não reconhecidas pela prática profissional.
Porém, pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 010/97, primeiro artigo, o profissional de psicologia pode utilizar as redes sociais para a divulgação, publicidade e associação do seu título e/ou exercício profissional, reconhecidas como próprias do psicólogo e que estejam de acordo com os critérios estabelecidos pelo campo da Psicologia.
Abaixo, mostraremos para você as permissões e proibições do CFP.
3.1 É permitido:
- Apresentar o seu nome completo, seu registro no Conselho Regional de Psicologia e registro do psicólogo;
- Especificar os títulos e qualificações obtidas em sua formação profissional;
- Divulgar qualificações, atividades, recursos relativos as técnicas e práticas psicológicas, reconhecidas ou regulamentadas da profissão.
3.2 É proibido:
- Citar o valor de seus honorários como forma de propaganda. Exemplo: mais em conta que outros psicólogos da região);
- Prometer ou prever os resultados de um tratamento iniciado ou em curso;
- Se auto promover, difamar ou não a imagem de seus colegas de profissão;
- Propor atribuições referentes a outras categorias profissionais;
- Fazer propaganda de outras atividades exercidas pelo psicólogo, que não sejam ligadas ao campo da psicologia;
- Divulgar suas atividades de forma sensacionalista.
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4. Alguns outros benefícios
Além de todos os benefícios apresentados ao longo do post, separamos mais algumas funcionalidades extras que podem ser aproveitadas.
E são elas:
- Acesso a métricas: o uso do WhatsApp Business dá acesso a uma série de métricas que podem ajudar a direcionar seus esforços de marketing digital, de forma mais eficiente. Com essas estatísticas, você consegue melhorar suas estratégias.
- Ser um negócio certificado pelo WhatsApp: ao usar o WhatsApp Business, você ganha um perfil comercial que garanta ao seu cliente que ele está comunicando com um perfil profissional. É uma excelente forma de segurança para o seu público.
- Respostas rápidas: com as respostas salvas, é possível criar modelos de respostas e associá-las a um atalho. Os atalhos sempre são precedidos por uma “/” (barra), por isso você pode associar um atalho /obrigado a uma resposta como “Obrigado por entrar em contato”. Dessa maneira, cada vez que você digitar /obrigado durante uma conversa, essa função será substituída pela resposta salva.
O WhatsApp é uma das várias ferramentas existentes no mercado que podem ajudar você e seu consultório. Então, não perca tempo e comece já a usá-las. Com certeza você não irá se arrepender.
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