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Sua clínica tem planejamento estratégico? Aprenda como fazer

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Investir em um negócio próprio, para ajudar outras pessoas a alcançarem seus propósitos tem se tornado seu objetivo, certo? Porém, ao longo do tempo, você deve ter percebido que ser psicólogo(a) e dono(a) de um negócio, ao mesmo tempo, pode ser algo muito complexo. Sua clínica deve ter um bom planejamento estratégico.

É preciso entender de psicologia e também de assuntos financeiros e administrativos, pois além de oferecer o benefício que seja a qualidade de vida do seu cliente, sua clínica também precisa de uma gestão para o sucesso.

Então, quer descobrir como seguir esse caminho do planejamento? Continue a leitura!

1. Defina suas diretrizes e posicionamentos

Metas x Indicadores de Resultados: Qual a diferença? – Deskfy Blog

Seu planejamento começará traçando as metas, o posicionamento, as diretrizes e o nicho de mercado que irão guiar a sua empresa. Geralmente seus objetivos serão definidos anualmente, e a pergunta é: onde você quer chegar? Quais são os resultados que deseja alcançar?

Com essas perguntas seu plano de ação ficará mais realista e mais fácil de ser alcançado.

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2. Pontos fortes e pontos fracos

Como compreender seus pontos fortes e fracos com o coaching ...

Com o que você deseja alcançar definido, chegou a hora de analisar quais são seus pontos internos e externos que mostram como sua clínica está hoje.

Primeiro, os pontos fortes devem ser levantados para que seja entendido quais são as vantagens da sua clínica comparada as outras clínicas que atendem o mesmo nicho que você.

Depois, faça a pergunta reversa: o que seus concorrentes têm a mais em comparação com a sua clínica? Dessa forma, você terá o mapeamento de onde o seu mercado se encontra.

O que é persona e como definir a sua?

3. Tenha uma identidade organizacional

Missão, Visão e Valores - Chamfer

Essa parte trata de como você deseja que o mercado veja seu negócio. Para isso, contamos com três pontos a serem determinados:

  • a missão da sua clínica ,ou seja, o propósito maior da sua clínica;
  • a visão, na qual se definirá o objetivo maior da sua clínica existir;
  • e os valores que irão guiar as ações de todos à medida que os objetivos forem sendo alcançados.

4. Organize alguns planos de ação

Esse é o ultimo passo: criar um plano de ação. Ou seja, listar o que foi planejado e o que vai ser alcançado. Trata-se de como fazer e de  identificar  quem serão os responsáveis por atingir tais objetivos, caso sua clínica tenha mais de um funcionário que não seja você.

Para equipes maiores, por exemplo, o direcionamento das atividades e a composição dos objetivos pessoais é importante a fim de que a carga de trabalho não fique apenas no administrador da clínica.

Incluir tópicos de gestão na sua clínica é essencial para o crescimento. Assim, o planejamento estratégico para a clínica faz com que o desenvolvimento do seu negócio aconteça sem surpresas, sem riscos previstos e com planos de ações consistentes.

 

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