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Como definir o nicho de mercado na psicologia clínica?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que definir o seu nicho de mercado pode te ajudar a obter mais sucesso sobre seu trabalho? Definir um nicho irá te ajudar a concentrar sua atenção e estudos onde você sabe que trará ajuda, tanto para você, quanto para o outro. Isso é bastante importante para seu crescimento e o crescimento da sua clínica, principalmente se você estiver iniciando seus atendimentos.

Um profissional especializado em nichos específicos do mercado possui mais valor e consegue se destacar entre seus colegas de profissão.

Hoje, explicaremos a você os principais conceitos de forma fácil para que você arrase na hora de definir seu nicho de mercado. Vamos nessa?

1. O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é a segmentação de um mercado, ou seja, são públicos que possuem desejos e necessidades particulares. E, saber identificar um nicho, pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso para o seu serviço.

Podemos considerar então que nicho é um sub-mercado no qual uma pequena parcela dos consumidores de um mercado maior não esta sendo atendida. Um exemplo ajudaria a entender melhor, certo? Então vamos lá: emagrecimento é um nicho dentro do mercado da saúde, e futebol é um nicho dentro do mercado de esportes. Assim como tênis, basquete, luta, etc.

Ou seja, nicho é um mercado menor dentro de um maior.

2. Qual a importância de definir bem seu nicho?

Que o nicho representa uma pequena fatia do mercado, nós já sabemos. Mas um ponto que você talvez não saiba, é que um nicho bem definido corresponde a uma menor concorrência. Profissionais que procuram especializações tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor em seu serviço.

E se tratando de marketing digital, o nicho te ajudará bastante na hora de criar peças de campanhas, pois o seu consumidor se identificará ainda mais com seu serviço. É preciso que ele sinta que você esteja falando diretamente com suas necessidades. E como diz o marketing de nicho: ao atender desejos e resolver problemas específicos, você encontrará um público que dê valor ao seu trabalho. Ou seja, ele estará disposto a pagar mais, sabendo que você definitivamente ajudará nas queixas dele.

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Você também pode contar com um público mais disponível e engajado, afinal, irá trabalhar com as necessidades específicas e não atendidas pelos demais. Se coloque no lugar do consumidor, existem diversos profissionais oferecendo serviços parecidos, porém poucos atendem a necessidades específicas.

Por exemplo: profissionais negros que passam a atender apenas pessoas negras, pois eles compreendem muito mais o que uma pessoa negra pode sofrer na sociedade, então os dois compartilham do mesmo sentimento, tornando a relação mais empática. Assim, o paciente verá no psicólogo uma relação de igualdade.

Quando aparece profissionais qualificados para atender novos tipos de demanda pouco explorada, certamente essas pessoas irão se identificar muito mais com seus serviços. Poucas coisas nos dão tanta satisfação quando encontrar alguém que compreende o que está acontecendo e oferece exatamente o que você precisa.

3. Como definir um nicho de mercado?

Se você optar por segmentar seu trabalho, vai ficar muito mais fácil definir estratégias, como de marketing, por exemplo. Pois, a melhor forma de comunicar com o seu público, é conhecendo e sabendo exatamente o que ele quer. Mas como definir um nicho? Bom, essa escolha pode surgir pelas suas experiências clínicas. Veja os exemplos abaixo:

Avaliar com qual tipo de paciente você se sente mais confortável em atender ou se sente mais capacitado para atender. Por exemplo, muitos psicólogos relatam desconforto com atendimento infantil, então isso pressupõe que existe conforto com outro perfil de paciente. Qual seria esse perfil? Ao descobrir qual perfil se encaixa mais com o seu serviço, a escolha fica mais fácil.

Conhecimento acadêmico: talvez a especialização permeie melhor para algum público, como a especialização de psicopedagogo, que já indica a afinidade para o público infantil. Levando em consideração esse exemplo, o seu nicho é a criança, mas o seu público alvo são os pais dessa criança, que irão lhe encontrar e agendar uma sessão para ela. Então, você deverá focar sua divulgação para os pais, assim eles virão até você.

Observação dos seus atuais clientes: Pode ser possível observar a característica em comum do paciente que já frequenta sua clínica. Questão de faixa etária, gênero, etc. Caso seja encontrada essas particularidades, você pode estar trabalhando para a atração de um certo nicho e ainda não havia observado. Sendo assim, gera-se a oportunidade de criar um marketing de conteúdo voltado para o interesse desse nicho, precificação, disponibilidade de horários e até vestuário! Desta forma, a chance de aumentar a procura pelos seus serviços são muito maiores.

Mas, se você já está atendendo diversos públicos e ainda não encontrou seu nicho de mercado, não se preocupe! Tudo tem seu tempo e, com experiência e especializações, você descobrirá qual o nicho se encaixa no seu trabalho. E, além disso, existe a vantagem de conhecer melhor o público de uma forma geral, pois você terá a visão de um todo e pode avaliar com bastante propriedade sobre o que funciona e o que não funciona na sua região. Talvez, em sua realidade seja a melhor opção, ou quem sabe, com algumas pequenas mudanças, você possa dar uma alavancada em sua carreira. Cada caso é um caso, e cada um exige uma avaliação.

O que achou do nosso texto? Você já atua com nichos específicos, ou ainda está descobrindo seu público? Conta pra gente!

 

 

 

 

 

 

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