Pesquisar
Pesquisar

Psicologia em dados

Tempo de leitura: < 1 minutos

A Psicologia em dados. No dia 06 de junho de 2022 o site do CFP (Conselho Federal de Psicologia), atualizou os dados em relação ao panorama dos psicólogos no Brasil. 

Atualmente são 425.664 profissionais com o registro no Conselho. 

Os Estados com mais psicólogos são Rio de Janeiro (53.355), São Paulo (121.245) e Minas Gerais (47.991). 

Já os Estados com menor quantidade de profissionais são Roraima (1.018), Acre (1.133) e Amapá (1.238). 

Podemos perceber que os Estados mais ao Norte possuem menos profissionais, o que nos faz refletir sobre a acessibilidade de saúde mental nessas regiões. 

Contudo, os Estados com maior número de profissionais são os grandes centros do país. 

Fica um questionamento sobre a oferta de cursos de Psicologia em regiões mais carentes e como as políticas de saúde mental tem olhado para o Brasil como um todo. 

Com a era digital fica mais fácil o atendimento através de salas virtuais, democratizando o acompanhamento psicossocial. Mas, existe internet e meios para que as sessões sejam online dentro dos CAP´s (Centros de Atenção Psicossocial), por exemplo?  

Ainda temos que nos posicionar e participar de conselhos e congressos para que a garantia de direitos de todos os cidadãos seja cumprida. 

Enquanto isso, trabalhamos dentro das nossas possibilidades com recursos digitais, através de parcerias com institutos que prestam o serviço de oferta de atendimentos psicológicos para famílias em vulnerabilidade social. 

A PsicoManager tem parceria que o Instituto Borboleta Azul que visa esse atendimento. 

Como, você, psicólogo, pode contribuir para essas mudanças? 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?