Pesquisar
Pesquisar

Riscos em manter o prontuário no papel

Tempo de leitura: 3 minutos

Sem dúvidas o prontuário é um dispositivo que demanda maior otimização, precisão e confidencialidade possível. Por isso, é necessário cuidado extremo em guardar as informações de seu pacientes pois, tradicionalmente, esse tipo de registro é feito em papel, redigido a mão, então a responsabilidade da proteção e conservação da documentação é total do psicólogo.

Por este motivo, apresentaremos a você riscos em manter seu prontuário em papel, vamos nessa?

Prontuário eletrônico: saúde mental sem o uso de papéis.

1. Acessibilidade

O prontuário de papel é armazenado em um arquivo físico, categorizado e segmentado de forma manual. No dia do atendimento do seu paciente é preciso que você vá até o arquivo, pegue o documento, realize a consulta e depois retorne ele ao lugar correto. Qualquer distração entre um atendimento e outro pode colocar em risco as informações do seu cliente.

Pode haver situações onde exista clientes com o mesmo nome e até mesmo o mesmo sobrenome e, por este motivo, você ou sua recepcionista podem se confundir na hora de anexar a anotação daquela sessão. Imagina a confusão que isso pode virar!

Dessa forma, é importante ter cuidado na hora de adotar o prontuário em papel, pois qualquer erro pode gerar um futuro problema para você.

2. Falta de legibilidade

A dificuldade em entender a letra alheia (ou até mesmo a própria) é um problema muito comum nos prontuários médicos, mas é algo presente também no mundo dos psicólogos. O prontuário é um documento de direito do seu paciente, caso ele o peça para continuar os atendimentos com outro profissional ele poderá obtê-lo.

Então, supondo que você receba um cliente que veio de um atendimento anterior, ele estará com o prontuário em mãos, e com isso, você pode se deparar com uma letra difícil de entender, e isso pode dificultar a entender qual as dores de seu novo cliente.

Prontuários eletrônicos não apresentam esse erro por serem redigidos pelo computador.

3. Mobilidade

Se você faz locação de salas em diferentes clínicas durante sua semana, você precisará se deslocar sempre com suas pastas. Imagine procurar os prontuários e anotações de cada um dos seus pacientes que serão atendidos por dia, ir e vir com uma quantidade de papéis nas mãos, voltar pra casa, guardar todas em seus devidos lugares e ter a certeza de não ter perdido nenhuma? Ufa! Cansativo não é mesmo?

Esse um dos maiores problemas em ter o prontuário de papel, pois, como foi falado no item 1 Acessibilidade, você pode perder esses documentos tão importantes para você e seu cliente em uma dessas idas e vindas que faz de um lugar para outro. Além do mais, pode acontecer de você se envolver em um acidente ou roubo, onde seus documentos também serão perdidos. Por isso, foram criados softwares pensando em resolver esses problemas, onde seus arquivos são salvos em nuvem e podem ser acessados por qualquer aparelho com acesso a internet.

4. Custos e ocupação de espaço

O crescimento de clientes em sua clínica demanda mais espaço para guardar sua papelada e mais custo com pastas e papéis. Já pensou quanto dinheiro você tem parado em seu consultório? Ou quanto de espaço está ocupado com papéis que você deverá manter por 5 anos?

Papéis são mais poluentes e ocupam espaço, pois são arquivados em uma salinha ou até mesmo em um móvel no seu consultório, uma possibilidade é que você visite esse local onde arquiva seus papéis e dê uma olhada na quantidade de arquivos que poderiam ser descartados para que aquele espaço virasse uma sala de espera ou um móvel para guardar outras coisas.

5 dicas para reduzir os custos do seu consultório.

Porém, vale ressaltar que, tendo o prontuário online permitido, não é necessário a presença de um armário com as anotações dos clientes. As anotações arquivadas em armário só serão necessárias para aquele profissional que trabalhe com desenhos ou testes. A digitalização de desenhos e testes são proibidas pois podem atrapalhar sua visualização e poderiam também ser propagados na internet sem sua permissão.

Se você ainda está agarrado(a) ao prontuário de papel, está na hora de avaliar uma mudança. Com software para psicólogos, você terá uma melhor otimização do seu espaço e do seu serviço. Gostou? Deixe pra gente a sua opinião.

8 benefícios em usar o PsicoManager.

CompartilharFacebookX
1 comentário

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?