Pesquisar
Pesquisar

ESG e a PsicoManager

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já viu a sigla ESG em algum lugar?

Sabe o que ela significa?

ESG é a sigla em inglês para Enviromental, Social e Governance. Traduzindo, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança.

O termo foi cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial, chamada “Who Cares Wins” (em tradução livre,”Ganha quem se importa”). 

Esses três pilares são compostos por práticas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança corporativa e são utilizados para medir a sustentabilidade e o impacto ético de um investimento, abrangendo um amplo espectro além da análise financeira tradicional.

Vamos conversar sobre eles?

Meio ambiente:

Na prática, o pilar Meio Ambiente no ESG pode ser observado e gerenciado de diversas maneiras dependendo do ramo do negócio.

Alguns dos principais fatores ambientais referem-se ao comportamento da empresa em questões como: o uso de fontes de energia renováveis, programa de gestão de resíduos e de recursos hídricos, controle da emissão de gases de efeito estufa, desmatamento e ações relativas às condições climáticas.

As referentes ao fator meio ambiente precisam ser contextualizadas além das próprias empresas, envolvendo toda a cadeia de fornecedores onde elas estão inseridas.

Social:

O pilar inclui métricas sociais com temas que vêm conquistando mais espaço na empresa como inclusão, direitos humanos e diversidade.

As práticas estão relacionadas ao tratamento da empresa no que se refere às pessoas, aos trabalhadores e às comunidades locais, incluindo questões de saúde e segurança além da privacidade e proteção de dados.

Isso significa que a concretização das ações sociais deve envolver não apenas seus funcionários, mas também terceirizados, fornecedores e todos que, de alguma forma,fazem parte do ecossistema em que a empresa está envolvida.

Governança:

O pilar governança corporativa tem um papel fundamental nos aspectos de redução aos riscos de fraude, lavagem de dinheiro e corrupção.

As boas práticas da governança estão diretamente ligadas à tomada de decisão, desde a elaboração de políticas até a distribuição de direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes das empresas, incluindo, o conselho de administração, gerentes, acionistas e partes interessadas.

Temas como independência e diversidade na composição do conselho, política de remuneração da alta administração e estrutura dos comitês de auditoria fiscal devem ser gerenciados com muita seriedade, ética e transparência de modo a estabelecer altos índices de uma boa governança corporativa na empresa.

Logo, a PsicoManager vai trazer uma ação incrível para vocês relacionado a um desses pilares.

Agora que você já sabe o que é ESG, como você vê a importância dessas políticas para as empresas?

 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?