Em casa, no trânsito ou no trabalho; ao vivo ou na internet; com conhecidos ou desconhecidos; até mesmo, em uma festa com os amigos! Sobre política, religião ou sexualidade… Biscoito ou bolacha… A lista não tem fim!
Em nosso mundo, cada vez mais conectado, a possibilidade de conflitos está sempre colocada. Isso porque vivemos em meio às DIFERENÇAS. E se, por um lado, são elas que fazem o mundo tão belo; por outro, bem sabemos, coordená-las é uma tarefa desafiadora, complexa e muito presente em nosso cotidiano.
Cada tipo de conflito tem suas especificidades. Contudo, no centro de sua possibilidade de superação está, inevitavelmente, a COMUNICAÇÃO – as formas como coordenamos nossas ações para entender e lidar uns com os outros.
Esse será o tema abordado no Workshop SUPERANDO CONFLITOS: POTENCIAIS DE DIÁLOGO COM CASAIS, FAMÍLIAS, ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES, a Dra. Sheila McNamee, Professora de Comunicação na University of New Hampshire (EUA), vai explorar um entendimento sobre como tudo aquilo que consideramos significativo – tudo que acreditamos ter valor – é construído nas relações, que desenvolvemos em nossas conversas.
Será discutido, assim, o diálogo tanto como uma descrição da condição humana, quanto como um processo de geração de mudança e resolução de conflitos. Entenderemos o diálogo como uma forma muito específica e especial de conversa: uma maneira de pensar juntos que oferece oportunidades para transformar nossos entendimentos e relações.
Ao invés de abordar conflito e resolução de problemas com o objetivo de minimizar as diferenças entre perspectivas e buscar um consenso, vamos desenvolver processos que visam a criação de sistemas de coexistência e colaboração que têm o respeito como caráter central. Neste workshop, aprenderemos a abordar o mundo a partir de uma postura colaborativa, experimentando e exercitando o diálogo como um recurso para a transformação de conflitos e resolução criativa de problemas.
As inscrições estão abertas e o evento acontecerá em Uberlândia – MG nos dias 25 e 26 de maio às 14h.
Mais informações por e-mail: pedropablomartins@gmail.com