Pesquisar
Pesquisar

Como manter a segurança de dados dos pacientes de sua clínica de psicologia?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao se pensar em psicologia a primeira coisa que se vem a cabeça é o cuidado com a segurança de dados dos pacientes, e esse cuidado se torna ainda maior quando se estende aos dados e informações que lhe são confiadas. As informações precisam ser muito bem arquivadas.

Em teoria tudo se torna bem simples de ser compreendido e realizado, entretanto percebe-se que não é assim tão simples. Qual é a maneira correta e segura de armazenar esses dados? O CFP tem regulamentação para isso? Qual opção é melhor? Arquivos físicos, sistema local ou em nuvem?

Arquivos físicos e um sistema local fazem seu papel, mas um sistema em Nuvem traz mais benefícios e eficácia quando se trata de segurança e praticidade.

Arquivar documentos em papel e em enormes arquivos demanda uma grande organização e um tempo precioso para alimentar informações e arquivar essas informações, sem contar os custos e aos inúmeros riscos que suas informações estão expostas como acidentes com líquidos ,incêndios e roubos. Já em um sistema nas nuvens as informações ficam armazenadas em servidor com padrões rigorosos de segurança.

Quais medidas podem ser tomadas para ter a segurança de dados dos pacientes?

– Foco:  A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema precisa ter como alicerce a segurança. Uma equipe capaz de seguir protocolos de segurança e preocupada com segurança é uma garantia de tranquilidade.

– HTTPS, ou Certificado SSL: O certificado digital é uma forma de codificar os dados que são transmitidos entre você e seu servidor. Esse processo consiste em criptografar os dados de maneira que somente o usuário consiga utilizar o serviço ou o acesso ao seus dados.

– Criptografia de dados: Essa técnica consiste em transformar a mensagem enviada ou o arquivo, em uma forma impossível de se compreender a outras pessoas que não sejam o destinatário da mensagem ou o proprietário do conteúdo. Com isso, apenas com a chave correta ( usuário e senha ) se pode ter acesso a essas informações.

– Acompanhamento: O sistema deve conter um acompanhamento frequente das tentativas de acesso maliciosos. Um sistema que monitore tentativas frequentes invasões não permitira que os dados sejam violados.

Além disso existe formas de você mesmo se proteger e manter a salvo todos os seus dados fazendo uso de senhas fortes, evitar a utilização de redes publicas e ter o hábito de fazer backup de seus dados regularmente.

 

postagem-3.1(-CALL-TO-ACTION-)

 

CompartilharFacebookX
Escrito por
José Guilherme
Junte-se a discussão

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?