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Como o PsicoManager pode reduzir a ausência dos seus clientes?

Tempo de leitura: 4 minutos

A última coisa que você quer é ter um horário desperdiçado por conta de ausência de clientes, não é mesmo?  Este tipo de situação pode causar um grande desconforto e, além disso, atrapalha até mesmo sua rotina.

É claro que imprevistos acontecem, e nem mesmo os seus clientes estarão livres deles. Porém, você psicólogo, sabe que reduzir a ausência de seus clientes é uma meta bastante importante. Afinal, esse horário vago na agenda prejudica seu negócio, já que poderia ser utilizado para atender outras pessoas ou resolver assuntos pendentes.

Se você já sofreu com esse tipo de situação e não sabe o que fazer, traremos dicas bem bacanas de como você pode evitar que seus clientes faltem e causem esse transtorno na sua rotina! Leia nosso post e confira.

1. Quais motivos levam a ausência do cliente?

Sem dúvidas, esse questionamento deve ser levantado em todas as instituições que trabalham com horário marcado, pois o motivo do absenteísmo varia de acordo com o público atendido. Por exemplo, em uma clínica médica onde a pessoa marca consulta com um clínico geral com a queixa de estar sentindo dores, ela pode não comparecer, pois não está mais com os sintomas que a levaram a procurar o especialista.

Porém, em uma clínica de psicologia isso não é recorrente, pois a melhora de sintomas emocionais não se dá de “um dia para o outro”. De uma forma geral, podemos dizer que os principais motivos de falta a sessões são:

  • Esquecimento;
  • Demora até a data agendada, fazendo a pessoa consultar com outro profissional;
  • Mau atendimento no momento do agendamento.

Por isso, softwares como o PsicoManager, ajudam você e seus clientes para que a taxa de absenteísmo caia de forma considerável.

2. Aviso de sessão

Lembrar com antecedência o seu paciente sobre a sessão marcada, pode reduzir consideravelmente as ausências em sua clínica. Essa ação é bastante interessante pois, por exemplo, você pode se deparar com um cliente que teve seu horário marcado há semanas. O aviso de sessão pode ajudar com que ele não esqueça dessa sessão que foi marcada há tempos.

Com o software do PsicoManager, você pode enviar o aviso por SMS* e/ou e-mail. Além disso, você pode personalizar com quantas horas, ou dias, de antecedência você quer que o aviso chegue para seu cliente.

*O envio de SMS pode acarretar custos conforme sua operadora.

3. Reagendamentos pelo aplicativo

A agenda eletrônica otimiza bastante a comunicação entre o consultório e os seus pacientes. Com ela, o agendamento, ou o reagendamento, ficam mais fáceis através de envio de lembretes, como citados acima.

Além dos reagendamentos feitos pelo psicólogo, o cliente conta com um aplicativo onde ele próprio pode reagendar seus horários, fazendo assim a taxa de ausência diminuir ainda mais, pois muitas vezes o cliente esquece de ligar para cancelar os horários marcados.

Lembrando que o reagendamento feito pelo cliente é feito através de uma solicitação, onde você, profissional, deve autorizar que o reagendamento seja feito.

4. Controle de humor pelo aplicativo

Além de lembretes e reagendamentos, no PsicoManager trabalhamos com controle de humor, onde seu cliente pode classificar como está se sentindo no dia, como foi sua rotina, com isso criando um diálogo maior no retorno da consulta, pois você terá em mãos todas as informações que ele fornecer.

Mas, em que isso ajudaria em relação a ausência do seu cliente? A resposta é: engajamento. Ser engajado significa acreditar naquilo que está sendo feito. Ou seja, seu cliente não faz por apenas achar que tem que ser feito, ele faz porque tem sentido para ele, e para você também.

Assim, seu cliente da mais importância para o serviço que você presta a ele, e quanto mais importante ele achar, mais comprometimento com os horários ele será.

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5. Mensagem de aniversário

Empatia pode ser uma grande “arma” na hora de fidelizar seus clientes e aumentar ainda mais o engajamento dele. E nada melhor que mensagens de aniversário para seus clientes, para que eles se sintam especiais e únicos.

A Experian, multinacional de gestão de informações e banco de dados, publicou a pesquisa “The birthday and anniversary report” que destaca a importância das mensagens de aniversário como estratégia de marketing. De acordo com ela, o cliente fica feliz por você lembrar de uma data tão especial como o aniversário, gerando mais engajamento e interação entre eles, surgindo, desta forma, um comprometimento maior, assim como no aplicativo de controle de humor.

Porque o PsicoManager é a ferramenta feita para o psicólogo?

Reforçamos que o compromisso do profissional com o seu cliente é a chave principal para que não ocorra ausência em sua clínica, ou seja, seu cliente comparece no horário marcado e você o atende também no horário marcado, evitando atrasos. Deixe claro que você valoriza o tempo do seu cliente, assim ele valorizará o seu.

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