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Produtividade consultório psicologia
Organização e boas práticas no consultório de psicologia

Aumentando a produtividade do seu consultório de psicologia

Resumo:

Tempo de leitura: 3 minutos Entenda como algumas medidas simples podem garantir que a produtividade do seu consultório de psicologia esteja sempre em alta

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos maiores desafios de qualquer profissional de psicologia é manter a produtividade do consultório em alta. Afinal, quem perde tempo com tarefas burocráticas ou tem muitos espaços ociosos na agenda deixa de atender pacientes e, consequentemente, de ganhar dinheiro.

Para que isso não aconteça, você pode tomar algumas medidas que vão evitar o desperdício de tempo com tarefas administrativas e manter a sua agenda sempre repleta de pacientes. Acompanhe!

1. Invista na qualidade e na produtividade do atendimento

Aumentar a produtividade do seu consultório de psicologia não é uma questão ligada necessariamente à quantidade de pacientes que você atende, mas também à sua capacidade de fidelizá-los.

Quando um paciente se sente bem atendido, a possibilidade de que ele prossiga com o tratamento é enorme. Para que isso aconteça, organização é essencial desde o primeiro contato.

Imagine, por exemplo, se um potencial cliente liga para marcar uma consulta, mas você não está no consultório e não consegue acessar sua agenda para descobrir quando há um horário disponível.

Resolvida essa questão, você retorna e a consulta é marcada. No dia combinado, não consegue localizar os dados do plano de saúde do paciente e, quando finalmente encontra, perde um tempo precioso da consulta preenchendo a anamnese com papel e caneta.

Todos esses detalhes ajudam a formar a percepção sobre a qualidade do seu trabalho e influenciam na retenção. Por isso, investir em um atendimento de qualidade e sem burocracias pode ajudar a manter a agenda da clínica sempre cheia.

2. Otimize a agenda do seu consultório de psicologia

É comum os psicólogos se queixarem de que o consultório está sempre lotado na hora do almoço e no final do dia, mas fica ocioso de manhã e pela tarde, já que a maior parte dos pacientes trabalha em horário comercial.

Uma possibilidade é investir em marketing digital. Você já pensou em usar plataformas como o Facebook e o Google para criar anúncios segmentados para um público que teria possibilidade de frequentar a clínica em horários importantes para você, como profissionais com agendas mais flexíveis? Focando em profissionais liberais, por exemplo, você pode buscar o mesmo perfil de clientes que você possui hoje, mas que não trabalhe em uma empresa em horário comercial, facilitando o encaixe do paciente na sua agenda.

Outra boa ideia é buscar, por exemplo, parcerias com associações de bairro, escolas, academias e centros de convivência.

3. Diminua as ausências com medidas simples

Pacientes que faltam às sessões sem avisar, cancelam de última hora ou simplesmente se esquecem da consulta afetam a produtividade do consultório de psicologia. O horário fica ocioso e você perde dinheiro.

O problema, no entanto, pode ser minimizado com algumas medidas simples. Uma delas é adotar políticas claras de cobrança por faltas sem aviso prévio, que devem ser combinadas no início do tratamento.

Além disso, é uma boa ideia ligar para confirmar as sessões ou, melhor ainda, usar um software que possa ser configurado para enviar um lembrete aos pacientes sobre o horário agendado. Desse modo, você não perde tempo e o paciente não corre o risco de faltar por ter esquecido do agendamento.

 4. Contrate um software de gestão

A melhor maneira de aumentar a produtividade de um consultório de psicologia é contratando um software de gestão. Com ele, você poupa tempo, já que uma série de tarefas que ocupavam uma parcela importante do seu dia, como o gerenciamento da agenda, passam a ser feitas de maneira prática e rápida.

Além disso, com um bom sistema de gestão, nem você nem ninguém da sua equipe desperdiçam horas localizando prontuários em arquivos físicos, realizando tarefas repetitivas, checando se há pacientes inadimplentes ou fazendo relatórios financeiros, já que o software contempla todas essas funcionalidades.

Por isso, adquirir um sistema de gerenciamento de consultório de psicologia não é um gasto, mas um investimento no bom funcionamento da sua clínica que, mais produtiva e funcional, pode se dedicar a prestar um atendimento de excelência aos pacientes e aumentar os lucros.

Gostou de entender melhor como é possível manter a produtividade do seu consultório de psicologia sempre em alta? Se você quer saber mais sobre como um software de gestão pode ajudá-lo nessa tarefa, entre em contato conosco!

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Escrito por
José Guilherme
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