É comum que em clínicas de psicologia se invista em marketing digital para maior visibilidade e reconhecimento do seu estabelecimento. Para isso, é feito toda uma pesquisa de público-alvo, para que sejam atingidos as pessoas certas, e que não gaste tempo e dinheiro em propostas que não gerem resultados. Além disso, temos a Persona, que é uma chave importante nesse processo. Por isso, hoje, vamos explicar para você o que é persona e como você pode definir a sua.
Lembrando que já apresentamos dicas valiosas sobre público-alvo aqui no blog, confira clicando aqui.
1. O que é persona?
Persona são personagens fictícios que abrangem várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento analisados entre seus clientes reais e potenciais. Nada mais é que seu público-alvo transformado em uma pessoa apenas. Esse processo pode ajudar você a entender e conhecer melhor seus potenciais clientes.
Vamos ao exemplo para melhor compreensão:
Vamos supor que seu público-alvo seja de mulheres, de 18 a 40 anos, cursando faculdade, com renda entre 1 a 2 salários, com queixas de ansiedade e/ou depressão e que morem em qualquer lugar do Brasil para atendimento online.
Com essas informações podemos montar a persona, ou seja, seu cliente ideal pode ser a Andressa, 25 anos, estudante de medicina na cidade do Rio de Janeiro, no momento não trabalha e toda sua renda vem do esforço dos seus pais. Tem como lazer assistir filmes e caminhar na praia, porém se queixa de estar muito ansiosa nos períodos de provas na faculdade, que por consequência está atrapalhando seu lazer.
Ao identificar os problemas que seus clientes enfrentam, você poderá produzir conteúdos para seu público de forma que encontrem informações valiosas. Mas não é só isso, a partir do momento que você conhece a identidade do seu cliente, será mais fácil atraí-lo, a fim de perceber que seu consultório é o melhor caminho para resolver os problemas dele. Seguindo o exemplo de persona feito acima, você poderá fazer publicações nas suas redes sociais sobre como se dar bem nos períodos de provas para pessoas ansiosas.
2. Como criar sua persona
Primeiramente, antes de criar sua persona, você deve obter informações sobre comportamentos e características de seus clientes, inclusive sobre:
- A faixa etária;
- principais queixas;
- histórico;
- o que procuram na sua clínica;
- onde trabalham.
E outras informações que possam agregar a construção do perfil de sua persona e, para isso, será necessário realizar pesquisas. Por exemplo, você sabe onde seus clientes gostam de passar o tempo livre? Quais são as redes sociais que mais frequentam ultimamente, para se conectar com amigos e família? Quais são os principais problemas enfrentados? Com essas e outras perguntas, você poderá monitorar o comportamento dos seus clientes e direcionar melhor o conteúdo do seu consultório.
3. Qual a importância de criar sua persona?
Definir a persona para sua clínica é peça essencial para que sejam criadas estratégias de marketing digital. Desta forma, ao elaborar o perfil de cliente ideal (persona), a tarefa de desenvolver posts e publicações voltadas para alguém que resume seu público se torna muito mais fácil.
A persona é essencial para estabelecer a linguagem a ser utilizada nas estratégias do marketing digital, bem como para identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais você deve largar mão, entre vários outros aspectos. É como se ela criasse um processo natural de contato com o seu cliente e que, de alguma forma, não apresentasse barreiras no relacionamento, tornando assim mais duradouro. Por isso, deve-se dar atenção a alguns pontos importantes para que não sejam cometidos erros na criação de sua persona:
– Não tenha muitas personas: ter uma quantidade grande de personas pode acabar atrapalhando e desviando sua atenção para quem realmente merece. O ideal é criar no máximo de 2 a 3 personas para o seu negócio.
– Não se baseie em achismo ou opiniões pessoais: faça várias perguntas e muita pesquisa, assim será mais fácil de entender qual o verdade perfil do seu cliente. É recomendado uma pesquisa com o universo de no mínimo 20 pessoas, pois você terá uma melhor resposta com um maior número ao invés de utilizar uma pesquisa com um grupo pequeno.
Agora que você já sabe a diferença de persona e público-alvo, ficará bem mais fácil atingir o que você deseja. E para saber mais sobre marketing para psicólogos, confira nosso ebook feito especialmente para você clicando aqui.