Dentre todos os canais de marketing existentes no mercado, o Instagram se mostra o mais eficaz nos resultados quando o assunto é promover sua clínica. Possui baixo custo e grande impacto em relação ao seu público-alvo, sendo então uma ótima opção para você que quer se promover sem gastar muito (ou quase nada).
No entanto, criar conteúdos interessantes e que garantam uma maior interatividade entre você e seus clientes, pode se tornar um desafio, além de gerar inúmeras dúvidas. Por isso, mostraremos a você dicas valiosas para um melhor engajamento da sua conta no Instagram.
1. Por que utilizar o Instagram para minha clínica?
Um dos principais pontos positivos é que o Instagram é uma plataforma gratuita, que não te cobra para criar uma conta e/ou para fazer divulgação do seu trabalho. Essa cobrança não é feita nem mesmo quando é criado um perfil comercial, onde você consegue informações como o alcance de suas publicações e as interações dos seus seguidores com elas.
Outro motivo é a quantidade de pessoas que utilizam a rede social. Estima-se que, em 2019, o Instagram ultrapasse a linha de 1 bilhão de usuários, e, dentre esses usuários o Brasil se mantém como o país com o maior número de usuários, ficando atrás apenas do Estados Unidos.
Isso significa que, produzindo um conteúdo interessante, você tem a grande chance de atingir o seu público-alvo de forma rápida e que te custe pouco.
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2. Mas há alguma proibição?
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), não há proibição quanto a divulgação, o profissional tem apenas que ter mais atenção nos seguintes pontos:
- O psicólogo não deve utilizar o preço dos seus serviços como forma de propaganda;
- O psicólogo não deve participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;
- O psicólogo não deve propor técnicas que não estejam regulamentadas no CFP;
- Em quaisquer comunicações, sites e anúncios, é preciso estar escrito o nome e número de inscrição do psicólogo responsável.
Para saber mais, acesse as resoluções do conselho e do código de Ética do Psicólogo aqui.
3. Como conseguir melhores resultados?
Agora, sabendo a importância da utilização do Instagram e entendendo as regras da CFP, é hora de colocar o perfil no ar.
3.1. Planeje o conteúdo
Planeje suas publicações baseando no que seu público precisa ao invés de fazer publicações aleatórias ao longo do dia. Se você é um psicólogo que atende apenas pais, por exemplo, você pode fazer uma postagem sobre aspectos importantes da adoção. Algo que possa realmente interessar seus seguidores.
A regra é unir sua especialidade e o que as pessoas querem saber em uma linguagem de fácil interpretação e que seja acessível. Pense também no assunto que escuta com maior frequência no seu consultório, como por exemplo, ansiedade em estudantes, caso seu público seja apenas jovens. Trazer postagens de qualidade (tanto visual, quanto de conteúdo) traz uma maior credibilidade também ao seu serviço e a sua rede, procue sempre postar publicações exclusivas, nada pronto da internet. Inove!
Ao planejar o conteúdo, também é necessário identificar quais são os melhores horários para a postagem, para isso, comece postando em horários distintos e vá observando através das informações da conta comercial quais posts tiveram o melhor alcance, mais curtidas e comentários. Ao notar um padrão, por exemplo, no período da manhã, agende os posts para esse horário.
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3.2. Planeje o gerenciamento
É importante responder comentários e mensagens de quem interage com você. Todas essas pessoas esperam seu retorno, assim como aquelas que ligam em seu consultório. Essas interações são importantes para manter uma interação com o público e que sua página passe a ter credibilidade.
Pode ser que o dia se torne corrido e com isso você não consiga efetuar um acompanhamento efetivo sobre sua conta, por isso utilize horários vagos para acessá-la, ou então, você pode contar com a ajuda de uma secretária e até mesmo de uma agência de comunicação para essa função.
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3.3. Pense regionalmente
As pessoas só estarão dispostas a ir em sua clínica ou consultório se residirem na mesma cidade ou região que você, certo? Por isso, mostre aos seus seguidores onde você se encontra, e para ser localizado(a) é necessário que coloque sua cidade na biografia do Instagram e adicionar a localização da clínica nas suas postagens, segmentando por localidades próximas ao anunciar.
Caso você faça atendimentos por todo o Brasil de forma online, deixe claro em seu perfil. Por ser uma resolução acordada em 2018, muitos clientes ainda não sabem desse tipo de atendimento. Mostre seu diferencial.
Deixar claro onde o consultório está localilzado gera maior interesse de quem está na região, ocasionando assim a curiosidade de que as pessoas procurem por seu serviço.
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Quanto mais conhecer o seu público e as necessidades dele, fica mais fácil oferecer um conteúdo relevante e útil, fazendo com que tenham uma maior percepção sobre o seu trabalho e gerando assim um aumento no procura do seu consultório ou clínica.
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