Pesquisar
Pesquisar
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Como podemos fazer acontecer?

Tempo de leitura: 2 minutos

E se você descobrisse que está com sintomas da Doença de Parkinson? 

 

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e busca melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores.

A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. “Eu estava no escritório e senti o dedo da mão meio duro. Não estava conseguindo fechar o botão da calça direito. Tive quase todos os sintomas. Rigidez nas articulações, tremores e há alguns anos eu já conversava com a minha esposa que não estava mais sentindo o cheiro das coisas direito”, relata José Roberto, economista aposentado que teve o diagnóstico para doença de Parkinson. (Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde)

 

Ainda não existe cura para a doença, infelizmente, mas o tratamento psicológico e acompanhamento psicológico são um respiro para o paciente e os cuidadores. O tratamento a longo prazo mostra sinais de conforto para o quadro da doença.

O tratamento deve ser conduzido com compreensão, tolerância, cuidado e muita autoestima.

Vamos nos colocar no lugar dessa pessoa com Parkinson, quanto medo, depressão e ansiedade podem surgir e após o diagnóstico. 

É importante um trabalho multidisciplinar para o atendimento ao paciente, nos contextos físicos, afetivos, mentais e sociais.

O SUS – Sistema Único de Saúde – disponibiliza todos os medicamentos aos usuários diagnosticados com a Doença de Parkinson de forma gratuita.

Como uma comunidade que cuida da saúde mental, quais as alternativas para a melhora da qualidade de vida das pessoas com a Doença de Parkinson e seus cuidadores?

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?