Pesquisar
Pesquisar

Quiet quitting: como lidar e ajudar quem precisa

Tempo de leitura: 3 minutos

Quiet quitting é um termo que de certa forma já nasceu controverso tomando uma grande proporção, principalmente no ambiente corporativo, quando este questiona a produtividade a qualquer custo no mundo dos negócios. 

 O termo quiet quitting mexeu com as redes sociais indo muito além e ganhando cada vez mais espaço nos negócios chegando aos líderes de empresas, os quais mediam dois lados: o que o trabalhador reivindica sob seus direitos, e as demandas que lhe são ordenadas. 

 Diante disso, o foco de tudo pode ser encontrado em soluções que precisam ser estudadas, estruturas diferenciadas, e o entendimento sobre o que pode ser realizado como solução. Acompanhe. 

 O que é o quiet quitting, e como cuidar? 

 A tradução mais adequada para o quiet quitting tem sido “desistência silenciosa”, em outras palavras significa um pedido de demissão em silêncio, ou resumidamente trabalhar dentro de espaços, entregando somente aquilo que foi mencionado em contrato. Veja algumas das causas mais comuns para a demissão silenciosa: 

  • Problemas de saúde mental; 
  • Clima organizacional indesejável; 
  • Desvalorização; 
  • Falta de benefícios; 
  • Pouca flexibilidade; 
  • Excesso de trabalho; 
  • Falta de empatia; 
  • Entre outras causas. 

Dessa forma, para quem emprega, essa é uma prática de demissão silenciosa, em que o colaborador expressa que não tem interesse em continuar trabalhando na vaga ou empresa atual. Mas qual é a fronteira entre forçar uma demissão e se resguardar contra o burnout? Eis o questionamento. 

Cuidar desse problema inclui um olhar cuidadoso para cada funcionário e equipe de uma empresa, pois não há uma resposta pronta para toda situação, cada caso tem suas particularidades a fim de sintetizar a resolução da questão. 

Apesar de ser um nome diferente e novo, o quiet quitting  reflete uma circunstância bastante conhecida no ambiente corporativo.  

De acordo com a BBC e o Fórum Econômico Mundial, a origem do nome possivelmente vem do chinês “tang ping”, ou seja, ficar deitado, que nada mais é que uma mobilização dos jovens chineses que são a favor de pausas em suas jornadas de trabalho. 

Junto a isso, nos últimos tempos foi possível ver novos questionamentos nas empresas em relação a saúde mental, propósito, e soft skills, em prol de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável.

Nesse contexto, como um psicólogo pode ajudar quem está passando por esse momento no ambiente de trabalho? Continue acompanhando para saber mais. 

Leia também: Saúde mental em tempos de metaverso e metahealth 

Como alguém pode se sentir melhor através da psicologia?

Segundo estudos realizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), entre os meses de janeiro e maio de 2022, cerca de  2,9 milhões de brasileiros se demitiram, sendo esse o segundo maior índice registrado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). 

Se há um tempo era comum ver situações como essa em áreas como TI, hoje é bem comum profissionais de outras áreas técnicas e administrativas, como engenharia, E recursos humanos fazerem o mesmo. 

Sendo assim, o número de pessoas diagnosticadas com burnout e outros problemas de saúde mental podem ser apontadas como as causas do movimento quiet quitting, os limites que antes existiam antes da pandemia e do “home office” foram deslocados por uma falta de limite entre uma jornada e outra.

Nesse sentido, é importante a avaliação psicológica de quem passa por esse momento dentro do ambiente de trabalho, em contextos de saúde humana isso se torna fundamental. O processo de avaliação, além de voltar-se para a motivo da solicitação e de como o paciente está se sentindo, deve adequar-se às características do ambiente.
 

No PsicoManager acreditamos que incentivar o cuidado da saúde mental através de rotinas equilibradas e saudáveis, bem como o uso da tecnologia totalmente pensada para o uso de quem deseja sentir bem-estar, seja um caminho contra os sintomas de problemas como o quiet quitting ou burnout.

Desenvolvemos um sistema com recursos variados que vão desde o Diário de emoções a sessões de terapia personalizadas através de salas virtuais, oferecendo aos usuários maior segurança em relação ao problema enfrentado. Se trata de um simples e completo sistema para psicólogos e consultórios de Psicologia com atualizações e melhorias constantes. 

Sessões de terapia podem ser agendadas e reagendadas de forma simples e intuitiva, de forma que a rotina do paciente se adapte da melhor forma possível. Gerencie melhor o seu tempo e se aproxime mais do seu paciente mesmo estando em qualquer lugar do mundo. 

Ainda é possível acesso aos Recursos Terapêuticos Interativos, jogos e recursos que impulsionam e trazem importantes informações do paciente durante o atendimento psicológico. Estes são apenas alguns dos benefícios e ações que oferecemos aqui.

Contudo, apostamos sempre na conversa transparente e clara entre profissional e paciente a fim de entender a particularidade do problema vivido por cada pessoa dentro da realidade do quiet quitting , e assim conquistar o cenário ideal na vida de cada envolvido, pois é necessária uma análise profunda das causas do desinteresse. Conheça mais sobre o sistema mais utilizado por psicólogos clicando abaixo.

TESTAR GRATUITAMENTE 
 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?