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Como reduzir a inadimplência em sua clínica psicológica

Você sabia que uma ferramenta de gestão pode ajudar a diminuir a inadimplência da sua clínica? Grande parte das clínicas utilizam livro de caixa e até mesmo planilhas do Excel para controle financeiro. Um software com capacidade financeira é a melhor ferramenta para o gerenciamento do seu negócio. Suas funcionalidades garantem agilidade e eficiência na administração da sua clínica. Por isso, preparamos esse post para mostrar a você benefícios de ter um controle financeiro em sua empresa.

1. O que é gestão financeira?

Gestão financeira é definida como um conjunto de atividades e procedimentos dos quais se referem investimentos, despesas, lucros, empréstimos, financiamento e por fim o valor patrimonial da empresa. Esses processos são de âmbito administrativo, e dependem de um gerenciamento qualificado, para ter resultados qualificados e alavancar o crescimento da sua clínica.

O resultado é um maior equilíbrio financeiro e um gerenciamento eficaz do dinheiro da empresa. Assim, é possível alcançar outros benefícios ainda maiores.

2. Como ela ajudará na inadimplência da sua clínica?

Basicamente, inadimplência é a falta de pagamento do serviço ou produto no prazo estabelecido. Quando o cliente não efetua o pagamento, ele se torna um inadimplente da sua clínica. E um dos maiores desafios de qualquer clínica é manter a inadimplência baixa, ainda mais quando os pagamentos são diferenciados para cada pessoa, com uma data para cada paciente. Pensando nisso, separamos para você benefícios que um software de gestão pode trazer para você:

8 benefícios em usar o PsicoManager

Gerar relatórios de suas receitas advindas das sessões, ou adicionar novas receitas para que você tenha seus ganhos de forma organizada;

– Relatórios de despesas onde você tem o histórico geral da saúde financeira da sua clínica, entendendo seus custos. Você pode lançar despesas e repeti-las, conferindo maior agilidade na hora de lançar os investimentos, por exemplo, como a mobília nova parcelada, ou até mesmo o aluguel da sua sala pelos próximos meses;

Anotações sinalizadas de vermelho direto na sua agenda, mostrando qual a conta que deverá ser paga aquele dia, evitando assim atrasos, juros e multa sobre o produto ou serviço que deverá ser pago naquele dia;

– Caso em sua clínica você trabalhe com seguradoras de saúde (convênios), você consegue ver saber quais seus reais ganhos e quais sessões foram realmente repassadas;

Relatório anual onde você conseguirá ver o panorama geral e entender melhor seus ganhos e despesas mensalmente durante aquele ano.

Com o software de gestão, seus cálculos e todo o estresse da administração financeira são drasticamente reduzidos. Mais tempo para você fazer o que realmente importa, cuidar da saúde dos seus clientes e da sua vida fora do ambiente de trabalho.

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3. Outras dicas para não ocorrer inadimplência…

“Vender” a prazo o seu serviço, facilita a vida do seu paciente, o problema é que junto com a venda, vem a inadimplência.

Trabalhar dessa forma tornou-se um grande desafio na gestão de consultórios, e a inadimplência se torna normal, mas sua clínica precisa compreender o processo de risco em se manter assim, e aprender a trabalhar com gestão de crédito e cobrança de dívidas, pode reduzir e controlar a inadimplência.

Com isso, separamos para você outras dicas fundamentais para reduzir de vez o vermelho da sua clínica:

Formas de pagamento: Tenha preferências por formas de pagamento por cartão de crédito ou débito, porque nessas opções você tem a certeza que receberá o dinheiro. No caso de cheque, pense bastante  antes de aceitar, pois o controle deles são complexos e o índice de inadimplência são maiores.

Tenha um histórico de pagamento do seu cliente: Se você opta por utilizar um software, provavelmente terá o histórico de cada paciente na palma da mão. Saber com qual tipo de inadimplência está lidando, é fundamental. Por isso, mantenha um histórico de transações financeiras armazenadas para futuras análises.

Por que o PsicoManager é a ferramenta feita para Psicólogos?

Faça acordos: Haverá momentos onde receber o valor total de forma rápida, será impossível. Nessas circunstâncias, sua clínica terá que ter uma política de realização de acordo com seus clientes. Ele pode não ter o valor total como você gostaria, porém fazer um acordo é uma forma de obter o comprometimento de que o valor da dívida será pago em uma data estipulada.

Relacionamento: Existem diversos meios de comunicação com os clientes. Pode-se utilizar telefone, email, Facebook. Instagram, WhatsApp, entre outros. O importante é lembrar que sua clínica existe e se importa com ele, através desses canais, por exemplo. As vezes, enviar uma mensagem de agradecimento pelo pagamento, valorizará a sua relação com seu cliente.

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Reduzir a inadimplência está ao alcance da sua clínica, exceto quando o cliente age motivado por circunstâncias externas, quando ele está desempregado, por exemplo. Aposte sempre em um bom atendimento e na construção de um relacionamento saudável entre seus clientes, isso ajudará na redução da inadimplência.

Você já passou por esse tipo de situação? E, se passou, o que fez para contornar? Conta pra gente!

 

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