Em tempos de crise como os que estamos atravessando, nem mesmo os consultórios de psicologia mais renomados podem se dar ao luxo de perder pacientes. Manter uma carteira de clientes é sempre um desafio para profissionais dessa área. Afinal, o que é possível fazer para evitar a redução de pacientes e garantir que a agenda esteja sempre cheia?
Para responder a essa pergunta, preparamos o post de hoje. Nele, você vai entender como algumas mudanças simples no dia a dia do seu consultório de psicologia podem ajudar você a evitar a redução no número de pacientes e garantir uma clínica sempre cheia. Acompanhe a leitura!
1. Aposte no atendimento personalizado
Todo mundo gosta de sentir que tem importância para as pessoas com as quais se relaciona. Por isso, apostar em um atendimento personalizado é sempre uma ótima ideia para evitar a redução de pacientes.
Use um sistema de gestão informatizado para levantar a data de nascimento dos seus pacientes e envie mensagens de aniversário para cada um deles, por exemplo. Faça o mesmo em datas comemorativas importantes, como o Natal e o Dia das Mães, além de mantê-los informados sobre novidades do seu consultório de psicologia, como mudanças de endereço e de horário de atendimento, por exemplo.
Também é uma boa ideia enviar um SMS lembrando o dia e horário das consultas: além de ser uma atitude simpática, ajuda a diminuir a taxa de esquecimentos e atrasos. Esse tipo de gentileza cativa os pacientes e pode ser facilmente manejado se o seu consultório contar com um bom sistema de gestão informatizado.
2. Alinhe as expectativas
Não é incomum que um paciente deixe de ir ao consultório de psicologia porque “não se identificou” com o psicólogo. Muitas vezes, o que está por trás dessa resposta é uma falta de comunicação adequada sobre as expectativas a respeito do atendimento.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da USP em 2014 verificou que perguntar aos pacientes no primeiro atendimento, o que, afinal, eles esperavam das sessões de psicoterapia, provocou uma redução significativa do índice de desistência.
A hipótese é que a partir dessa resposta, foi possível que o profissional alinhasse as expectativas do paciente com a realidade do tratamento psicológico, o que aumentou as chances de prosseguimento da psicoterapia.
Além de ter uma compreensão melhor sobre como funciona o atendimento psicológico, o paciente recebe a mensagem de que ainda nem todos os seus desejos e necessidades possam ser atendidos da maneira idealizada, eles foram ouvidos e levados em conta, o que diminui a possibilidade de abandono das consultas.
3. Mantenha o consultório sempre bem organizado
Não é só a falta de identificação com o profissional ou expectativas irrealistas a respeito do tratamento psicológico que afastam pacientes dos consultórios. Muitas vezes, pequenos desencontros relativos a procedimentos administrativos da clínica acabam causando uma redução significativa de pacientes sem que os psicólogos se deem conta do motivo.
Imagine o seguinte cenário: um paciente liga para marcar uma consulta e, por qualquer motivo, sua secretária não está com sua agenda em mãos, ou não consegue acessá-la para encontrar um horário disponível. Ainda que ela retorne na sequência com essa informação, esse tipo de situação passa a impressão de amadorismo e vai aborrecendo o paciente.
Outra possibilidade é que você demore a localizar a ficha do paciente e, sem o seu histórico em mãos, não consiga ter a agilidade necessária para prestar algum esclarecimento ou fazer alguma observação.
São desencontros menores que, obviamente, não falam sobre sua capacidade como profissional, mas que poderiam ser evitados caso o seu consultório de psicologia contasse com um bom sistema de gestão, que além de deixar a clínica bem organizada, passam ao paciente uma mensagem de profissionalismo e preocupação com o seu bem-estar.
4. Estabeleça regras claras sobre o atendimento
Se você quer evitar a redução de pacientes em seu consultório de psicologia, é importante tomar algumas precauções logo no início do tratamento. Para evitar o abandono das sessões por mal entendidos ou divergências, reserve um tempo para conversar sobre os procedimentos da sua clínica.
Explique claramente, por exemplo, quais são as regras do seu consultório de psicologia com relação a cobranças das consultas, faltas, atrasos e, principalmente, como serão cobradas aquelas sessões as quais o paciente não comparece sem qualquer aviso prévio. Quando o paciente está ciente dos seus direitos e deveres, é bem menos provável que aconteça qualquer desencontro motivado por esse tipo de questão.
5. Fique atento ao ambiente do seu consultório de psicologia
Dificilmente uma clínica decorada com luxo e requinte, mas com profissionais que não se preocupam em oferecer um atendimento de excelência, estará cheia.
No entanto, um ambiente descuidado, que não passa a sensação de acolhimento e bem-estar, pode causar a redução de pacientes atendidos por ótimos profissionais. Por isso, nunca é demais ficar atento ao ambiente do seu consultório de psicologia.
Assim como os psicólogos que atendem por lá, o local deve ser acolhedor. Um espaço agradável, que passa a mensagem de profissionalismo e elegância sem ser intimidador, ajuda os pacientes a sentirem-se confortáveis e estimula o retorno para novas sessões.
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