Pesquisar
Pesquisar

Marketing e psicologia: dicas infalíveis para destacar seu consultório

Resumo:

Tempo de leitura: 4 minutos Conheça ações de marketing simples que podem ajudar a atrair mais pacientes para o seu consultório de psicologia

Tempo de leitura: 4 minutos

A graduação em Psicologia oferece todos os recursos para ser um excelente profissional, mas não aborda assuntos sobre marketing ou empreendedorismo, ou como atrair novos clientes e retê-los. Quem possui um consultório de psicologia conhece os desafios de manter a agenda lotada e se destacar em um mercado tão concorrido.

Você perceberá que investir em tecnologia é inevitável e se torna um diferencial competitivo para você e seu consultório. Aqui, apresentaremos os atuais recursos mais efetivos de marketing, gastando pouco tempo, dinheiro e trazendo resultados significativos para seu consultório.

“Eu posso divulgar meu consultório de psicologia e serviços na internet?”

 

Marketing digital e divulgação do consultório

No meio da psicologia existe a ideia de ser “antiético” a divulgação dos serviços e que o profissional que faz isso é punido. Mas você já viu o que o Conselho Federal de Psicologia realmente tem a falar sobre isso?

Segundo o CFP, não há proibição quanto a divulgação, o psicólogo tem apenas que se atentar para os seguintes pontos:

– O psicólogo não deve utilizar o preço de seus serviços como forma de propaganda;

– O psicólogo não deve participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;

– O psicólogo não deve propor técnicas que não estejam regulamentadas no CFP;

– Em quaisquer comunicações, sites e anúncios, é preciso estar escrito o nome e número de inscrição do psicólogo responsável;

– Para saber mais, acesse as resoluções do conselho e o Código de Ética do psicólogo aqui.

 

Invista tempo nas redes sociais

Possuir fanpages e perfis ativos  nas principais redes sociais é essencial para estar presente no ambiente digital. Além da praticidade, essas plataformas são grátis e possuem diversas funcionalidades que auxiliam no crescimento do seu consultório.

Facebook e social media

Vale ressaltar que possuir uma página específica para seu trabalho no Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, torna sua imagem muito mais profissional do que você utilizar seu perfil pessoal para este fim.

Cada plataforma possui um tipo de benefício, por exemplo, o Instagram é ótimo para quem deseja postar seu dia a dia dentro do consultório; já o Youtube é indicado para quem gosta de gravar vídeos e falar mais sobre sua especialidade.

A qualidade da imagem também faz toda a diferença na hora de se autopromover. Imagine que o perfil que você criou no Facebook é a fachada do seu consultório. Quando o cliente busca pelo seu nome, esta é a primeira coisa que ele verá. Ter um logotipo com qualidade e uma capa clean na sua fanpage, por exemplo, são as peças chave para que você passe a confiança necessária para este cliente fazer um primeiro contato.

pessoas interagindo com celular

Interaja com seu público! Mostre que você está ativo para seus clientes e não esqueça de sempre se comunicar com seus fãs. Sempre responda dúvidas, sugestões e críticas nos comentários e na caixa de mensagem. Interagir com as pessoas demonstra que você é prestativo e se preocupa com elas.

Sobre a frequência de postagem, você pode começar agendando cerca de dois posts por semana. Isto já é o suficiente para ter um bom nível de investimento de tempo no marketing do seu consultório.

 

Invista no Google AdWords e no Facebook Ads

Notebook com página inicial google

Feito isso, que tal colocar o site do seu consultório de psicologia na primeira página do Google? Isso é possível utilizando o Google AdWords, plataforma de serviços de publicidade que traz ótimos resultados com investimento relativamente baixo.

Utilizando o AdWords, você consegue segmentar o seu anúncio para que ele apareça somente para o seu público-alvo. Você pode configurar a publicidade para que ela seja exibida, por exemplo, só para quem digitar determinadas palavras-chaves. Também é possível criar uma série de outros filtros, como idade, idioma e localização geográfica.

Outra grande vantagem é que você terá controle total sobre os custos, já que é possível determinar quanto você pretende investir por dia, mês ou campanha. De quebra, a plataforma oferece informações importantes sobre o seu público-alvo, já que é possível verificar, por exemplo, quantas das pessoas que clicaram no seu anúncio entraram em contato pelo formulário que está em seu site.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil identificar que anúncios estão funcionando e quais estão abaixo do desempenho, para poder fazer eventuais correções de rota no direcionamento do investimento.

O Facebook Ads funciona de maneira similar. Colocar um link patrocinado do seu consultório de psicologia na maior rede social do mundo também é uma ótima alternativa para atrair mais pacientes sem a necessidade de investimentos astronômicos.

Assim como no AdWords, você pode segmentar a postagem por uma série de variáveis, como local, sexo e idade. Além disso, pode ter controle total sobre os valores que serão investidos e uma série de relatórios que permitam que você conheça melhor seu público.

 

Não esqueça do Marketing Offline

Embora a presença no mundo digital tenha se mostrado cada vez mais importante, ainda é possível trabalhar de maneira muito eficiente o marketing do seu consultório fora da Internet.

Uma excelente alternativa é buscar parcerias com outras clínicas, instituições de ensino, empresas, sindicatos e planos de saúde. Além de atrair mais pacientes, esse tipo de associação facilita a tradicional propaganda boca a boca.

Também é importante trabalhar no networking para além da simples troca de cartões. Busque profissionais da área para trocar ideias e participe de congressos e eventos onde você pode falar sobre o trabalho que vem realizando em seu consultório de psicologia e compartilhar experiências com pessoas que vivem os mesmos dilemas que você.

Se receber algum paciente que você não conseguirá atender no seu consultório, o indique para um colega! Quanto mais o nome de sua clínica de psicologia circular, tanto na área médica quanto fora dela, melhor.

Gostou de saber mais sobre ações de marketing que podem ajudar seu consultório de psicologia a se destacar no mercado? Baixe nosso ebook e descubra como ter uma presença forte na Internet.

CompartilharFacebookX
Escrito por
José Guilherme
Junte-se a discussão

2 comentários

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?