Pesquisar
Pesquisar

5 melhores dicas de gestão financeira para sua clínica de psicologia

Tempo de leitura: 3 minutos

 

A gestão financeira é um aspecto fundamental para qualquer consultório de sucesso, apesar de muitos profissionais cometerem o erro comum de deixar as atividades financeiras de lado.

Porém, para garantir que você continuará atendendo seus pacientes da melhor forma, é necessário começar a pensar na saúde financeira da sua clínica.

Neste post, separamos 5 dicas de gestão financeira que irão facilitar a sua vida!

1. Separe contas a pagar e contas a receber

Um método de gestão financeira fundamental é a separação das contas a pagar e a receber em diferentes planilhas de controle.  Isso permitirá uma melhor visualização dos custos mais altos da clínica e se eles são supérfluos. Além de ser possível diminuir despesas e identificar atrasos nos pagamentos.

Faça isso e você evitará surpresas na sua clínica.

2. Tenha um fundo de reserva como emergência

Empresas podem enfrentar momentos de crise por fatores internos, como a quebra de algum equipamento importante, e externos, como o que estamos vivendo agora com a COVID-19. Fundos de reserva também podem cobrir despesas como pagamento de férias e décimo terceiro salário, caso você tenha pessoas trabalhando pra você.

O fundo de reserva é a mão amiga na hora de uma crise não programada, fazendo com que a clínica tome menos impacto financeiro.

4 principais erros que podem causar o fechamento da sua clínica

3. NÃO misture contas pessoais e da clínica

O caixa da empresa não é a sua carteira e nem a sua conta corrente. Essa prática atrapalha o controle financeiro da empresa e pode esconder a real situação em que ela se encontra.

Evite tirar dinheiro do caixa para pagar uma conta da sua casa, por exemplo. E evite o contrário. Quanto mais separado as contas, melhor será na hora de administrar!

Contas pessoais e profissionais: há separação?

4. Contrate uma pessoa/empresa especializada

Esse tipo de ajuda evita possíveis erros como, esquecer de declarar alguma entrada de dinheiro para a Receita Federal. Um contador te ajudará nos mínimos detalhes financeiros da sua empresa para que tudo funcione bem.

Além disso, sobra mais tempo para você dedicar a que realmente importa: seus pacientes! Com isso, reserve apenas um dia no mês para a execução das tarefas administrativas a fim de analisar os resultados junto ao contador. O foco dele é te ajudar, mas é dever seu estar acompanhando o processo.

O que psicólogos precisam saber sobre contabilidade?

5. Contrate um software de gestão

Você sabia que alguns processos dentro da sua clínica, que são feitos diariamente como agendamento de consultas, envios de lembretes, ficha de anamnese e cobrança, podem ser feitos de uma forma mais otimizada?

Com o PsicoManager, não só os processos, mas toda a rotina da sua clínica será otimizada e até mesmo a produtividade dos seus colaboradores. Além disso, agora possuímos nossa própria sala de atendimento online, pra você atender o seu cliente de forma 100% segura e em conformidade com o CFP.

Quer saber mais sobre? Clique no link e confira nossos planos especiais para você.

 

 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?