Muitas vezes deixada em segundo plano, a decoração para consultório de psicologia exerce um papel importante na percepção do paciente a respeito da clínica e de seus profissionais. Portanto, ter um espaço onde o paciente possa relaxar é fundamental.
Desse modo, o consultório ou clínica de psicologia precisa ser um ambiente calmo, afinal de contas, se desconectar do ambiente externo na hora de uma sessão faz parte do processo.
Um espaço agradável, elegante, e acolhedor, sem deixar de ser funcional, proporciona bem-estar aos pacientes e funcionários, podendo ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Pensando nisso criamos esse conteúdo com as 7 melhores dicas de decoração. Acompanhe.
Dicas para decorar sua clínica ou consultório de psicologia
Para um ambiente equilibrado onde profissional e paciente fiquem confortáveis, é necessário pesquisar o local adequado da clínica ou consultório, além disso, é importante estar atento a novas tendências e a modernidade, tornando o ambiente acolhedor para um bom atendimento.
Portanto, vale ressaltar a importância de criar um espaço aconchegante e de acordo com o seu bom gosto. Para os designers existem diferentes tipos de psicólogos, os consultivos, os clínicos, os que estão em formação, dentre outros.
Com isso, para não focar em somente um tipo, consideramos os principais pontos para um consultório criativo, e moderno para todos.
1. Consultório sem ruído
Para que o paciente se sinta relaxado e confie em você, é necessário um ambiente que lhe passe segurança, portanto, apostar em isolamento acústico pode ajudar muito.
A insonorização ajuda na redução dos ruídos que muitas vezes podem causar problemas extremos, e quando se trata de sala de espera, o barulho e estresse são as últimas coisas que alguém precisa.
2. Setting Terapêutico
O setting terapêutico se refere ao espaço na qual o relacionamento entre profissional e paciente acontece. Para alguns profissionais tem a ver com o local físico e os laços de apoio dentro do tempo e espaço. Em síntese, diz respeito ao lugar onde será realizado a sessão de terapia, e todas as dimensões que abrangem a tranquilidade, e conforto do paciente.
Desse modo, o design do local de atendimento deve ser projetado com o máximo de conforto, os elementos que podem compor o ambiente podem ser um sofá e uma cadeira confortável, além de uma mesa pequena, aposte em móveis confortáveis, macios, e que tenham braços e encosto, além de plantas, painéis com figuras abstratas ou urbanas.
Quanto mais confortável, maior a probabilidade do paciente se sentir acolhido e não faltar em nenhuma sessão.
3. Aposte em cores que deixam o ambiente aconchegante
Ao planejar a decoração do seu consultório de psicologia, aposte em cores que deixem o ambiente aconchegante. Escolher um papel de parede em tons suaves de cinza, bege, verde ou azul, por exemplo, ajuda a deixar os pacientes mais relaxados e confiantes. Se o local for pequeno, cores claras ainda têm a vantagem extra de dar a impressão de que o espaço é maior.
Pelo mesmo motivo, procure não usar cores muito vibrantes, como vermelho e laranja, que tendem a deixar os pacientes mais agitados.
Se realmente quiser utilizar esses tons, reserve-os para detalhes ou pequenos objetos de decoração e evite-os em espaços maiores, como o papel de parede, que ocupa uma área considerável do consultório.
4. Invista em cadeiras confortáveis
Quando for escolher as cadeiras para o consultório, procure não levar em conta somente a questão estética. Invista em peças que garantam conforto para os profissionais que trabalham na clínica e também para os pacientes.
Dessa forma, apostar em cadeiras confortáveis na sala de espera do consultório, por exemplo, podem ajudar a acalmar pacientes ansiosos ou mesmo aborrecidos com algum eventual atraso na consulta, tornando a espera mais agradável. Muitas vezes, esse pequeno detalhe pode mudar a percepção a respeito da clínica e até influenciar no andamento da consulta.
5. Dê atenção especial a iluminação e a organização do espaço
Sendo o primeiro espaço com o qual o paciente tem contato ao entrar na sua clínica, a recepção pede cuidados extras na hora de planejar a decoração para consultório de psicologia. Para evitar que o ambiente passe a impressão de frieza, invista em iluminação indireta, que deixa o ambiente mais receptivo e aconchegante.
Sendo assim, preste atenção também na disposição dos móveis na recepção, organize-os de maneira a facilitar a circulação, procurando não colocar, por exemplo, todas as cadeiras em um único espaço. Sendo assim, evite ainda qualquer objeto que possa dificultar a mobilidade de idosos ou pessoas com necessidades especiais.
Para evitar acidentes, fique atenta ao escolher móveis com quinas pontiagudas e artefatos decorativos em vidro ou com peças pequenas, especialmente se for comum a circulação de crianças pelo ambiente. Manter a recepção funcional e segura transmite uma mensagem de profissionalismo e organização.
6. Priorize móveis com design simples na decoração para consultório
Ao planejar a decoração para consultório de psicologia, tenha em mente que ele precisa ser um espaço de acolhimento, onde o paciente sinta que está sendo aguardado. Priorize sempre os móveis de design simples, porém elegantes.
Contudo, evite, por exemplo, escolher uma mesa para o consultório muito grande e larga, que transmite uma sensação de distanciamento entre psicólogo e paciente. Se possível, opte por mesas de madeira, que deixam o ambiente mais acolhedor, e evite as brancas, que além de sujarem com mais facilidade dão um clima hospitalar à sua clínica.
7. Avalie com cuidado a exposição de fotos e diplomas no consultório
Se quiser colocar fotos, diplomas e certificados na decoração para consultório de psicologia, procure estabelecer um equilíbrio saudável. No caso dos diplomas, por exemplo, limite-se a colocar os mais importantes, como o da graduação, especialização e de eventuais cursos feito no exterior, que transmitem credibilidade sem deixar o ambiente sobrecarregado.
Desse modo, o mesmo vale para fotos de família: ainda que um ou dois retratos possam deixar o local mais aconchegante, evite a exposição exagerada de momentos em família ou de imagens que revelam muitos detalhes da sua vida pessoal.
Como você pode ver, a decoração para consultório de psicologia é uma peça importante na construção da imagem de sua marca. Por isso, é importante planejar o ambiente com cuidado e deixá-lo, ao mesmo tempo, elegante e acolhedor.
Por fim, além de seguir todas as dicas e deixar sua clínica ou consultório da forma que sempre quis, aposte no sistema que facilita, moderniza, e possui recursos que trazem ainda mais conforto através da tecnologia.