Você utiliza Recursos Terapêuticos em suas consultas?
20 de julho de 20215 min de leitura
Tempo de leitura:3minutos
Recursos Terapêuticos podem ser atividades, objetos, técnicas e métodos utilizados com o objetivo de auxiliar o cliente durante seu processo de reabilitação. Os Recursos Terapêuticos podem facilitar a realização de atividades, de forma a promover a independência pessoal e a melhora da funcionalidade e qualidade de vida.
Os Recursos Terapêuticos podem ser recursos lúdicos interativos e jogos online que você poderá interagir com seu paciente em tempo real, sem sair da sala virtual. Você escolhe algum recurso e seu paciente já começará a interagir. São dezenas de recursos e jogos para aprimorar diversas avaliações, como: ansiedade, memória, déficit de atenção, fala, entre outras.
Conte com os recursos para dar mais engajamento do paciente ao tratamento, utilizando também técnicas de gamificação.
Separamos algumas para vocês:
Jogo de Areia
Para clientes com dificuldades de se expressarem, que pelo brincar expressam padrões do inconsciente. Um jogo sem orientações, pois cabe ao cliente se expressar livremente com as peças que tem, para montar o seu cenário na areia, que diz respeito ao processo interno da pessoa. Capaz de mostrar a dimensão arquetípica interna, acessando o interior do paciente em um plano não linguístico.
Animal Música Amuleto
Conheça o cliente a partir de simbolismos trazidos a respeito de animais, músicas e amuletos. Ao introduzir o assunto de identidade, explore junto ao cliente quais seriam a trilha sonora da vida de uma pessoa e por que, se ele pudesse se transformar em um animal, qual seria e por que e qual é o amuleto que mais lhe dá forças e por que.
O tamanho do meu problema
Quantifique junto ao cliente como ele processa suas emoções frente ao problema enfrentado. Focado na emoção da raiva, este recurso avalia, a partir de clicks interativos, qual é o problema, qual a atitude em frente ao problema, qual a classificação do sentimento vivido, o tamanho real do problema, o tamanho da reação e se o tamanho do problema era igual ao tamanho da reação experienciada.
Julgamento do TOC
Nesta atividade, o paciente deverá escrever tudo o que acha que pode acontecer, caso não realize os rituais. Em seguida, ele escreverá os motivos ou provas pelas quais não acontecerá nada, caso não os realize. Ele deverá defender esta ideia; no espaço do juiz, ele deverá analisar com cautela e precisão se o que ele pensa acerca de seus rituais está correto ou errado; nas lupas, ele terá que anotar todas as provas ou suas conclusões.
Monte a emoção
Contribua no processo de psicoeducação das crianças sobre as emoções e os efeitos em seu corpo. O paciente irá rolar os dados e de acordo com a face apresentada, deverá montar a figura que mais representa a emoção em questão. Após a montagem, o terapeuta poderá perguntar qual a emoção montada, se a criança já sentiu a emoção, o que a criança faz quando esta emoção aparece, dentre outras perguntas.
Autoavaliação
Oriente a criança para pintar as carinhas dos semáforos de acordo com as cores vermelho (preciso melhorar) laranja (regular) ou verde (muito bem) de acordo com as atitudes que ela tem tomando ao longo de sua vida em diversos campos de análise. É importante que ela seja uma atividade continuada e revisitada, para que a criança possa observar se houve uma melhora em seu desempenho.
Bom X Mau comportamento
Trabalhe com a criança a educação emocional e o comportamento-problema. A partir de uma atividade de identificação de atitudes. A criança deverá arrastar todas as figuras, que demonstram uma certa ação da criança que poderá ser boa ou má de acordo com o respectivo campo.
Excesso de telas
Este recurso tem o objetivo de gerar uma reflexão no paciente, acerca da quantidade de tempo que passa na internet. A atividade também possibilita um espaço para discussão, sobre o impacto que o uso excessivo da internet pode causar na vida das pessoas. Recurso preferencialmente utilizado em adolescentes.
Vai encarar?
Trabalhe a atenção, memória e raciocínio lógico do seu cliente a partir de perguntas e respostas. As perguntas têm em sua grande maioria a exigência de raciocínio lógico e não de conhecimentos gerais. Este exercício pode ser utilizado para todos os públicos.
Dominó
Jogue uma partida de dominó com seu cliente! O primeiro a colocar todas as peças vence. O jogo de dominó é capaz de trabalhar diversos aspectos cognitivos e comportamentais na criança, adolescente e adultos, como o pensamento lógico, poder de atenção e concentração, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole e obediência de regras.
Você já utilizou ou usa de forma eficiente esses recursos em seus atendimentos? O PsicoManager lançou recentemente essa funcionalidade!
A melhor forma de utilizar os recursos é através da Sala Virtual, desenhada exclusivamente para o profissional de Psicologia, com toda a segurança e privacidade na chamada de vídeo.
O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.
Instagram
Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Recursos Terapêuticos podem ser atividades, objetos, técnicas e métodos utilizados com o objetivo de auxiliar o cliente durante seu processo de reabilitação. Os Recursos Terapêuticos podem facilitar a realização de atividades, de forma a promover a independência pessoal e a melhora da funcionalidade e qualidade de vida.
Os Recursos Terapêuticos podem ser recursos lúdicos interativos e jogos online que você poderá interagir com seu paciente em tempo real, sem sair da sala virtual. Você escolhe algum recurso e seu paciente já começará a interagir. São dezenas de recursos e jogos para aprimorar diversas avaliações, como: ansiedade, memória, déficit de atenção, fala, entre outras.
Conte com os recursos para dar mais engajamento do paciente ao tratamento, utilizando também técnicas de gamificação.
Separamos algumas para vocês:
Jogo de Areia
Para clientes com dificuldades de se expressarem, que pelo brincar expressam padrões do inconsciente. Um jogo sem orientações, pois cabe ao cliente se expressar livremente com as peças que tem, para montar o seu cenário na areia, que diz respeito ao processo interno da pessoa. Capaz de mostrar a dimensão arquetípica interna, acessando o interior do paciente em um plano não linguístico.
Animal Música Amuleto
Conheça o cliente a partir de simbolismos trazidos a respeito de animais, músicas e amuletos. Ao introduzir o assunto de identidade, explore junto ao cliente quais seriam a trilha sonora da vida de uma pessoa e por que, se ele pudesse se transformar em um animal, qual seria e por que e qual é o amuleto que mais lhe dá forças e por que.
O tamanho do meu problema
Quantifique junto ao cliente como ele processa suas emoções frente ao problema enfrentado. Focado na emoção da raiva, este recurso avalia, a partir de clicks interativos, qual é o problema, qual a atitude em frente ao problema, qual a classificação do sentimento vivido, o tamanho real do problema, o tamanho da reação e se o tamanho do problema era igual ao tamanho da reação experienciada.
Julgamento do TOC
Nesta atividade, o paciente deverá escrever tudo o que acha que pode acontecer, caso não realize os rituais. Em seguida, ele escreverá os motivos ou provas pelas quais não acontecerá nada, caso não os realize. Ele deverá defender esta ideia; no espaço do juiz, ele deverá analisar com cautela e precisão se o que ele pensa acerca de seus rituais está correto ou errado; nas lupas, ele terá que anotar todas as provas ou suas conclusões.
Monte a emoção
Contribua no processo de psicoeducação das crianças sobre as emoções e os efeitos em seu corpo. O paciente irá rolar os dados e de acordo com a face apresentada, deverá montar a figura que mais representa a emoção em questão. Após a montagem, o terapeuta poderá perguntar qual a emoção montada, se a criança já sentiu a emoção, o que a criança faz quando esta emoção aparece, dentre outras perguntas.
Autoavaliação
Oriente a criança para pintar as carinhas dos semáforos de acordo com as cores vermelho (preciso melhorar) laranja (regular) ou verde (muito bem) de acordo com as atitudes que ela tem tomando ao longo de sua vida em diversos campos de análise. É importante que ela seja uma atividade continuada e revisitada, para que a criança possa observar se houve uma melhora em seu desempenho.
Bom X Mau comportamento
Trabalhe com a criança a educação emocional e o comportamento-problema. A partir de uma atividade de identificação de atitudes. A criança deverá arrastar todas as figuras, que demonstram uma certa ação da criança que poderá ser boa ou má de acordo com o respectivo campo.
Excesso de telas
Este recurso tem o objetivo de gerar uma reflexão no paciente, acerca da quantidade de tempo que passa na internet. A atividade também possibilita um espaço para discussão, sobre o impacto que o uso excessivo da internet pode causar na vida das pessoas. Recurso preferencialmente utilizado em adolescentes.
Vai encarar?
Trabalhe a atenção, memória e raciocínio lógico do seu cliente a partir de perguntas e respostas. As perguntas têm em sua grande maioria a exigência de raciocínio lógico e não de conhecimentos gerais. Este exercício pode ser utilizado para todos os públicos.
Dominó
Jogue uma partida de dominó com seu cliente! O primeiro a colocar todas as peças vence. O jogo de dominó é capaz de trabalhar diversos aspectos cognitivos e comportamentais na criança, adolescente e adultos, como o pensamento lógico, poder de atenção e concentração, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole e obediência de regras.
Você já utilizou ou usa de forma eficiente esses recursos em seus atendimentos? O PsicoManager lançou recentemente essa funcionalidade!
A melhor forma de utilizar os recursos é através da Sala Virtual, desenhada exclusivamente para o profissional de Psicologia, com toda a segurança e privacidade na chamada de vídeo.