DicasDiversosGestãoTecnologia

A produtividade na Psicologia

Produtividade na Psicologia
Tempo de leitura: 4 minutos

Na última semana fizemos uma postagem no nosso Instagram sobre produtividade na Psicologia. Com o alto engajamento sobre o tema, resolvemos aprofundar mais neste assunto, dar dicas para você ter mais tempo no seu dia e conseguir oferecer melhores serviços.

Originalmente a espécie humana não foi treinada para sentar em um escritório e ter foco em atividades ao longo de seis, oito horas ininterruptas. Nossos ancestrais tinham a “simples” missão de caçar, comer, dormir e procriar, tudo ao ar livre. Por isso hoje experimentamos algo que naquela época era muito comum e hoje é recriminada por muitos gurus da produtividade: a procrastinação.

Se fala muito que as redes sociais são as grandes responsáveis pela procrastinação e a grande vilã da produtividade. Porém este hábito é algo inerente a nossa espécie e ao longo da nossa jornada experimentamos este momento nos nossos dias. O problema é que somos pressionados a sermos sempre focados, produtivos e dedicados ao trabalho. Esta pressão está causando diversos problemas em uma sociedade cheia de tarefas, informações e obrigações. Muitas pessoas estão sofrendo de ansiedade, burnout e depressão por esta constante cobrança excessiva.

O que não se fala muito é como podemos otimizar mais nossas atividades do dia para produzirmos mais, em menos tempo e com maior qualidade. Hoje temos a facilidade de termos tecnologias ao nosso lado, para automatizar diversos processos. Sabemos que o dia tem 24h para todos e se queremos ter mais liberdade de horário nas nossas vidas temos que entender como se automatiza alguns processos no trabalho.

A produtividade na Psicologia é importante, pois ajuda o profissional no estudo e nas análises de seus casos. Trabalhos burocráticos como cobranças, fluxo de caixa, reagendamento de uma sessão e controle de horários se tornam tarefas que tiram o foco do que é importante e consomem horas preciosas do dia.

Como controlar os gastos da sua clínica?

Vamos dar algumas dicas para você conseguir otimizar seus processos e poder ter mais liberdade tempo:

1 – Planeje sempre sua semana e o seu dia

Planejamento Kanban

Criar um planejamento bem definido no início da semana com metas e objetivos bem definidos ajuda na estratégia de distribuição de atividades, possibilitando uma maior organização do tempo. Uma das técnicas mais utilizadas é a criação do Kanbam. Um quadro de atividades que contempla, em sua forma mais básica, três colunas (To Do, Doing, Done – Fazer, Fazendo,Feito). Neste quadro você irá colocar todas as atividades importantes na coluna To Do e ao longo da semana ir priorizando essas atividades para que você consiga visualizar seu progresso.

2 – Planeje sua procrastinação

Método Pomodoro

Como mencionado anteriormente no texto, nossa espécie sempre procrastinou e por isso é tão difícil permanecer o dia todo 100% focado nas atividades. Separe algumas lacunas do seu dia para essa atividade e se permita procrastinar sem peso na consciência. Um dos métodos mais interessantes para realizar esta atividade é o método do Pomodoro. Este método consiste em dividir o seu tempo entre atividades de extremo foco, intercalados com pequenos momentos de descanso.  Por exemplo, foque em uma atividade pré definida no seu To Do por 25 minutos, sem distração, sem celular, sem redes sociais e com foco máximo, ao fim destes 25 minutos faça uma pausa de 05 minutos para relaxar e se permitir procrastinar. Repita este processos até que todas as atividades do dia estejam finalizadas. Seu cérebro será treinado para uma máxima performance e consequentemente sua produção irá aumentar consideravelmente.

3 – Divida seu tempo em blocos

Planejamento e produtividade

É muito importante dividir os dia em blocos bem definidos de atividades de interesse. Assim é mais fácil focar naquela atividade específica sem se distrair com outras tarefas que temos que fazer.

4 – Automatize processos burocráticos

Automatização de processos

Utilize ferramentas digitais para automatizar lembretes de sessão, gerar cobranças, registrar informações e organizar o financeiro. Estas atividades quando feitas manualmente geram muito desgaste e consomem muito tempo de trabalho. Por isso utilizar a tecnologia como aliada é fundamental para ganhar tempo.

O PsicoManager e produtividade na Psicologia

A Produtividade na Psicologia é muito importante. Assim o profissional consegue se dedicar cada vez mais ao atendimento e ganha a liberdade de passar mais tempo com a família. Por isso conte com toda a estrutura da nossa plataforma para automatizar e organizar seus processos. Ganhe tempo e liberdade com o PsicoManager.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?