O Marketing Digital pode ser definido – de maneira sucinta – como um conjunto de técnicas e ferramentas destinadas para vender produtos e/ou serviços por meio da internet. Mas, embora esse “novo marketing” sirva para comercializar praticamente tudo, existe um tipo de “mercadoria” que se encaixa perfeitamente em sua realidade, e que é o maior responsável por seu grande sucesso, é aquela baseada no conhecimento. Mas, afinal, o Psicólogo(a) pode trabalhar com Marketing Digital?
É claro que sim. Pode-se considerar que os psicólogos são o exemplo mais adequado do que vem a ser um profissional do conhecimento. Ou seja, são ideais para usar todas as ferramentas e receitas do Marketing Digital.
E, para ajudá-los, vamos pontuar aqui os passos a seguir e também aquilo que não se deve fazer dentro do Marketing Digital desenvolvido pelos profissionais da psicologia.
Defina um público-alvo para focar sua atuação
Isso é algo que já falamos inúmeras vezes aqui e deve sempre ser reforçado: identifique e defina o seu público-alvo. A Psicologia oferece uma gama de possibilidades, por isso é fundamental que você escolha uma necessidade específica das pessoas e oferte uma solução. Esse é o primeiro passo para você se posicionar e ser autoridade em um assunto, e assim, se revelará uma referência em um campo mais restrito, potencializando suas ações de marketing.
Defina seu público-alvo com estas 3 dicas
Audiência de qualidade
Você não vai fazer terapia com as pessoas pelo Facebook ou Instagram, mas é importante que você crie uma aproximação nessas redes sociais e comece a postar para construir uma audiência de qualidade. Seja uma comunidade no Facebook ou um grupo no Instagram, entenda que todas essas conexões vão desenvolver um público para os seus serviços e tudo aquilo que você puder oferecer por meio do conhecimento e do seu trabalho.
Conteúdo de qualidade
Tenha um site de autoridade, bem construído, e com conteúdos relevantes. Pois o futuro do Marketing Digital está na entrega de conteúdo, principalmente aqueles que estão carregados de informação. Podem ser textos, artigos, vídeos, e tudo o mais que possa agregar ao universo do seu público-alvo é válido.
Captação de contatos por meio de recompensas
Uma forma honesta e genuína de começar a construir um relacionamento de longo prazo com o seu público é oferecendo algum ebook, manual, guia ou videoaula para seus prospects e já clientes. Em troca disso, eles devem deixar algum contato, como o e-mail, e, consequentemente, vão começar a receber seus conteúdos.
Conhecimento transformado em diferentes opções de serviços e produtos
É preciso ir além da Psicoterapia, pois seu público precisa ter outras maneiras de conhecer o seu trabalho e, também, consumir o conhecimento que você oferece. Por isso, invista na escrita de livros, crie cursos, workshops e treinamentos, seja no formato online ou presencial. São excelentes alternativas para mudar a vida das pessoas e, consequentemente, render boas pessoas para a clínica.
Agora confira algumas ações que devem ser evitadas, apesar de já serem adotadas em algum momento por algum profissional, seja da área da Psicologia ou não.
O que NÃO fazer:
1 – Começar a mandar e-mails com títulos escandalosos para chamar a atenção;
2 – Usar linguagem claramente falsa para tentar jogar com as emoções das pessoas;
3 – Tentar vender ostensivamente a partir de uma postura excessivamente comercial, visando apenas o lucro;
4 – Mentir sobre o número de pessoas interessadas em seus serviços ou participando das suas iniciativas.
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Até a próxima!