Em meio a tantos atendimentos diários, fica muito difícil manter sua clínica organizada, certo? Há várias coisas em sua cabeça e, sem perceber, acaba espalhando papéis e outros objetos por sua sala. Você pode não saber, mas os resultados dessa falta de organização podem ser bastante problemático a longo prazo, afetando sua produtividade no trabalho e também sua imagem profissional.
Por isso, mostraremos a você alguns motivos pelos quais a organização da sua clínica deve ser prioridade em seu dia a dia. E ai, vamos nessa?
1. Profissionalismo e qualidade
Um setting terapêutico desorganizado pode passar a ideia de falta de higiene, mal planejamento e outros aspectos que nenhum paciente deseja ver em uma clínica de psicologia. Além disso, é bastante comum as pessoas tirar conclusões sobre as pessoas a partir do ambiente que elas ocupam. Isso mostra que, seu ambiente de trabalho se torna seu cartão de visita, pois fala muito de você.
O desafio para você será perceber o que se encontra fora do lugar, uma vez que, estando ali todos os dias, se torna quase impossível de perceber. Ou seja, você acaba se acostumando da forma que o ambiente se organiza.
Para que esse problema seja resolvido, lançamos um pequeno desafio para você: todos os dias ao chegar em sua clínica, tente pensar como um paciente que está naquele ambiente pela primeira vez. O que te incomoda? O que poderia ser melhor?
Com esse pequeno exercício, você terá uma nova visão sobre o ambiente que você ocupa todos os dias.
2. É fundamental nas suas finanças
O termo “organização”, não se refere apenas ao ambiente físico da sua clínica, mas também ao seu controle financeiro. Quando falamos de dinheiro, a organização se torna fundamental para qualquer profissional, especialmente quando há gastos e receitas variáveis ao longo do mês.
Um controle rigoroso sobre tudo que você recebe e gasta, é importante caso queira planejar alguns cortes quando necessário, ou até mesmo investimentos (quando for do seu interesse). A organização financeira é o que te possibilitará ter mais tranquilidade no final do mês.
O guia acessível: Finanças para Psicólogos
3. Aumenta sua produtividade
Quando você souber onde está cada coisa, não perderá tanto tempo tentando encontrá-la. Por mais que isso seja óbvio, essa conclusão parece sumir da nossa mente quando o dia está corrido. Sempre que tiver um documento para arquivar ou algum objeto para guardar, faça isso na hora e coloque-o no lugar definido. Se não fazer isso, são altas as chances de você esquecer onde está e depois ter dificuldade de encontrar.
Você já ouviu a regra do 1 minuto? Funciona assim: qualquer tarefa que demore 60 segundos ou menos, deve ser feita de imediato. Tirou um arquivo da sua gaveta? Não deixe em cima da mesa para guardar depois. Leve-o de volta para onde pertence.
Essa “tarefinha” leva menos de 1 minuto para ser realizada. Simples, não é? E você nem imagina o quanto essa regra pode fazer a diferença na vida de quem tem sérios problemas com organização.
Aumentando a produtividade do seu consultório de psicologia
4. Libera espaço
A falta de espaço é um problema geral e, para sair dele, a única solução é se organizar. Pastas e arquivos podem ser boas opções para manter seus documentos no lugar correto, porém podem não resolver seu problema de espaço.
Nossa sugestão é que você opte por guardar seus documentos de forma de digital com a ajuda de softwares de gestão no mercado, como o PsicoManager. O notebook quase não ocupará espaço e pode tranquilamente substituir aquele armário lotado de papéis. Quem sabe assim não sobra um espaço para uma nova decoração?
Prontuário eletrônico: saúde mental sem o uso de papéis
Além de todas essas dicas, é importante que seja criado uma rotina de organização. Portanto, estipule tarefas diárias sobre o que precisa ser feito na abertura, fechamento e após o fim de cada consulta sua. Agora, o que acha de colocarmos essas dicas em prática? Sem dúvidas você perceberá o quanto sua produtividade irá aumentar com isso.
E ai, gostou? Nos conte qual é sua rotina de organização e como isso tem te ajudado.