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Planejamento de marketing para psicólogos

Tempo de leitura: 5 minutos

Ainda existe “receios” em utilizar a comunicação digital na área de saúde, mas se não houver uma estratégia de marketing bem definida para sua clínica, como os clientes irão saber do seu serviço? Porém, o que realmente acontece é que, muitos psicólogos não utilizam propaganda por medo de infringir as regras do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP). No entanto, de acordo com o próprio Código de Ética, os psicólogos podem sim divulgar seus serviços, porém com algumas regras a serem seguidas:

  • apresentar nome e CRP;
  • fazer divulgação de qualificações que você realmente possua;
  • não divulgar preços, etc…

Sabendo disso, o marketing para psicólogos é o caminho certo para fazer sua clínica crescer. E é sobre isso que iremos abordar hoje, em como o planejamento de marketing pode ajudar a divulgar o seu trabalho. Vamos nessa?

1. O que é plano de marketing?

Plano de marketing é o planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para uma marca, produto ou serviço oferecido. Esse plano guiará as ações estratégicas do negócio e também representará o posicionamento da sua clínica. Ele é a vitrine das ações do seu negócio e também um conjunto de elementos que conseguem levar seu serviço até o consumidor final (possíveis clientes).

2. Como desenvolver um plano de marketing?

Para desenvolver um bom plano de marketing, é necessário que sua clínica conheça bem qual será seu mercado de atuação.

O motivo para que tenha conhecimento do mercado é: todas as decisões tomadas no planejamento vão influenciar desde o início até o final, ou seja, na execução das campanhas adotadas. Portanto, essas ações precisam estar alinhadas com a situação atual do mercado, com as tendências para o futuro e com a forma como sua clínica se posiciona nele.

O que você precisa entender é, quais são os locais onde você encontrará com maior facilidade seu público. Se você atende universitários, será mais fácil encontrar seu público em faculdades, por exemplo. Afinal, não adianta efetuar uma super campanha de divulgação, se o seu material não tiver alcance necessário.

Caso você esteja dando seus primeiros passos, a dica é que você invista um pouco em cada uma das opções que tiver, e com isso se manter atento aos resultados. São os resultados que irão direcionar o melhor caminho a ser seguido.

Defina seu público-alvo com estas 3 dicas

3. Como divulgar seu trabalho com um plano de marketing

Agora que já entendeu o que é plano de marketing e sabe como ele é importante para sua clínica, vamos te ajudar com alguns pontos fundamentais para que você consiga atrair clientes divulgando seu trabalho.

É claro que cada psicólogo utilizará de diferentes formas, pois o público que se deseja atingir nem sempre será o mesmo que o seu. Por isso, não significa que toda ação será adequada a você. O importante é perceber a quantidade de elementos que poderá ser utilizado para aumentar sua divulgação e utilizar aquelas que são mais cabíveis a sua persona.

Além disso, é importante saber que você não precisa escolher apenas uma estratégia que será apresentada aqui. Com um bom planejamento, é possível criar mais de uma ação estratégica para sua clínica e desfazer aquilo que não é relevante para seu negócio.

– Crie um blog: o blog é uma das maneiras mais conhecidas para quem quer atrair clientes de maneira natural, pois com ele você entrega um conteúdo educativo e de qualidade. Isso porque, quando você possui um blog, consegue elaborar posts que respondam dúvidas diversas, por exemplo, como lidar com a ansiedade na universidade. Ou seja, que mostrem soluções ou que conforte sua audiência;

– E-mail marketing: algumas pessoas ainda tem a ideia de que e-mail não é mais uma boa estratégia de marketing, afinal, muitos usuários nem se dão o trabalho de ler as mensagens recebidas. Porém, se o conteúdo dos e-mails forem interessantes para quem recebe, isso se torna uma estratégia excelente. Crie, por exemplo, uma newsletter e encaminhe informações importantes para as pessoas que você possua na caixa de email. Essa é uma ótima maneira de manter o contato com seus clientes e ainda manter o engajamento dessas pessoas com seu serviço prestado a elas.

– Redes sociais: em geral são ótimos canais de comunicação com seus clientes, principalmente porque, é difícil encontrar alguém que não use nenhuma dessas maneiras para socializar. Com a estratégia de marketing, o que você precisa fazer é entender onde se encontra sua persona (Facebook, Instagram, LinkedIn…). É bem provável que você tenha que fazer ações de marketing em mais de uma rede social. E lembre-se: suas redes sociais precisam ter conteúdos relevantes e que tenham valor ao seu público. Por isso, não fique fazendo propaganda do seu serviço o tempo inteiro. Intercale com posts educacionais.

Como conseguir um melhor engajamento no Instagram

– Canal de vídeo: você sabia que mais de 40% das pessoas dizem ter preferência em consumir conteúdo em formato de vídeo? É por isso que plataformas, como YouTube, crescem cada vez mais. A verdade é que, quando você cria vídeos, consegue passar informações valiosas para seus clientes de maneira mais fácil a ser consumida. Então, porque não utilizar vídeos para divulgar seu trabalho de forma a atrair mais clientes para sua clínica?

– Eventos: fazer eventos para interagir com seus clientes é sempre uma ótima maneira de também divulgar seu nome e seu serviço. É possível realizar desde eventos pequenos para empresas (caso você trabalhe para esse ramo) e até mesmo eventos grandes, como palestras em faculdades de psicologia, a fim de atrair novos clientes e educar sua audiência pessoalmente. Por isso, é muito importante criar eventos para que as pessoas te conheçam e que identifiquem com o que você está expressando.

Com o marketing para psicólogos, você ajuda pessoas e também ajuda a sua clínica crescer! É possível sim aplica-lo aos consultórios de psicologia, bastando apenas estar atento as principais recomendações do conselho sobre o tema.

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