Pesquisar
Pesquisar

5 melhores dicas de decoração de consultório de psicologia

Resumo:

Tempo de leitura: 4 minutos Entenda como a decoração de consultório de psicologia pode ajudar a promover seu trabalho e passar a mensagem correta para os pacientes

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas vezes deixada em segundo plano, a decoração de consultório de psicologia exerce um papel importante na percepção do paciente a respeito da clínica e de seus profissionais.

Um espaço agradável, elegante sem ser intimidador e acolhedor sem deixar de ser funcional, proporciona bem-estar aos pacientes e funcionários e pode ajudar o seu consultório a se destacar no mercado.

Pensando nisso, nós da PsicoManager criamos esse post com as 5 melhores dicas de decoração de consultório de psicologia. Boa leitura!

1. Aposte em cores que deixam o ambiente aconchegante

Na hora de planejar a decoração do seu consultório de psicologia, aposte em cores que deixem o ambiente aconchegante. Escolher um papel de parede em tons suaves de cinza, bege, verde ou azul, por exemplo, ajuda a deixar os pacientes mais relaxados e confiantes. Se o local for pequeno, cores claras ainda têm a vantagem extra de dar a impressão de que o espaço é maior.

Pelo mesmo motivo, procure não usar cores muito vibrantes, como vermelho e laranja, que tendem a deixar os pacientes mais agitados. Se realmente quiser utilizar esses tons, reserve-os para detalhes ou pequenos objetos de decoração e evite-os em espaços maiores, como o papel de parede, que ocupa uma área considerável do consultório.

2. Invista em cadeiras confortáveis na decoração de consultório

Quando for escolher as cadeiras para o consultório, procure não levar em conta somente a questão estética. Invista em peças que garantam conforto não só para os para os profissionais que trabalham na clínica como para os pacientes.

Cadeiras confortáveis na sala de espera do consultório, por exemplo, podem ajudar a acalmar pacientes ansiosos ou mesmo aborrecidos com algum eventual atraso na consulta, tornando a espera mais agradável. Muitas vezes, esse pequeno detalhe pode mudar a percepção a respeito da clínica e até influenciar no andamento da consulta.

3. Dê atenção especial a iluminação e a organização do espaço

Primeiro espaço com o qual o paciente tem contato ao entrar na sua clínica, a recepção pede cuidados extras na hora de planejar a decoração de consultório. Para evitar que o ambiente passe a impressão de frieza, invista em iluminação indireta, que deixa o ambiente mais receptivo e aconchegante.

Preste atenção também na disposição dos móveis na recepção. Organize-os de maneira a facilitar a circulação, procurando não colocar, por exemplo, todas as cadeiras em um único espaço. Evite ainda qualquer objeto que possa dificultar a mobilidade de idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Para evitar acidentes, fique atenta ao escolher móveis com quinas pontiagudas e artefatos decorativos em vidro ou com peças pequenas, especialmente se for comum a circulação de crianças pelo ambiente. Manter a recepção funcional e segura transmite uma mensagem de profissionalismo e organização.

4. Priorize móveis com design simples na decoração de consultório

Ao planejar a decoração do seu consultório de psicologia, tenha em mente que ele precisa ser um espaço de acolhimento, onde o paciente sinta que está sendo aguardado. Priorize sempre os móveis de design simples, porém elegantes.

Evite, por exemplo, escolher uma mesa para o consultório muito grande e larga, que transmite uma sensação de distanciamento entre psicólogo e paciente. Se possível, opte por mesas de madeira, que deixam o ambiente mais acolhedor, e evite as brancas, que além de sujarem com mais facilidade dão um clima hospitalar à sua clínica.

5. Avalie com cuidado a exposição de fotos e diplomas no consultório

Se quiser colocar fotos, diplomas e certificados na decoração do seu consultório de psicologia, procure estabelecer um equilíbrio saudável. No caso dos diplomas, por exemplo, limite-se a colocar os mais importantes, como o da graduação, especialização e de eventuais cursos feito no exterior, que transmitem credibilidade sem deixar o ambiente sobrecarregado.

O mesmo vale para fotos de família: ainda que um ou dois retratos possam deixar o local mais aconchegante, evite a exposição exagerada de momentos em família ou de imagens que revelam muitos detalhes da sua vida pessoal.

Como você pode ver, a decoração do consultório de psicologia é uma peça importante na construção da imagem de sua marca. Por isso, é importante planejar o ambiente com cuidado e deixá-lo, ao mesmo tempo, elegante e acolhedor.

Gostou de saber um pouco mais sobre decoração de consultório de psicologia?  Que outros assuntos referentes à área você gostaria que fossem abordados pelo blog? Deixe sua sugestão no campo de comentários!

CompartilharFacebookX
Escrito por
José Guilherme
Junte-se a discussão

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?