Qual o SENTIDO da Atividade Física?
Sempre me instigou que no mundo fitness o psicólogo não estivesse presente.
Embora a maioria das pessoas, clientes ou não de academias, psicólogos ou não, tenham dificuldade em ver relação entre uma coisa e outra, a verdade é que ela existe. Por isso, pretendo neste breve texto de estreia fazer com que você entenda a relação entre estes dois universos tão próximos e, ao mesmo tempo, ainda tão distantes.
Vamos lá, o primeiro aspecto relevante aqui é:
MOTIVAÇÃO (Motivos para a Ação)
Se você observar bem as conversas entre os praticantes de musculação, verá que existe uma questão muito forte sobre a motivação nestes diálogos. Os assuntos discutidos entre esse público começam ou se encerram sobre como fazer para:
- Manter o foco nos objetivos por longos períodos?
- Manter-se em queima calórica por tempo suficiente para perder gordura?
- Matricular-se em uma academia e não desistir?
- Como manter uma dieta pelo tempo adequado?
Com o crescimento exponencial do mercado fitness no Brasil e no mundo, diversos tipos de treinamentos foram desenvolvidos. Existe pelo menos um tipo de atividade física para cada perfil de cliente.
E isso é ótimo!
O brasileiro é um povo que gosta bastante de treinar. Tanto que o país é o segundo mercado mundial em academias de ginástica. Perde apenas para os Estados Unidos, de acordo com dados da International Health, Racquet e Sportsclub Association (IHRSA).
Para ser ter uma ideia da grande evolução, em 2013, o Brasil tinha 28 mil academias. No levantamento de julho de 2014 já eram mais de 30 mil.
Porém, a população nunca esteve tão doente, além disso, os níveis de obesidade tornaram-se endêmicos.
Ainda estabelecendo comparações, no Brasil a taxa média da população presente em academias é de 3,8%. Isso dá cerca de 7 milhões de clientes. Nos EUA, por exemplo, essa participação é de 14%.
E veja, os males do sedentarismo estão longe estarem ligados apenas ao peso e à boa forma.
Não podemos deixar de falar também sobre o diabetes, especialmente o tipo 2, que caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente.
É uma doença mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação. E o que notamos, inclusive no Brasil, é que vem crescendo o número de diagnósticos do tipo 2 em indivíduos mais jovens.
Como já se sabe através de estudos, o número de casos de diabetes tipo 2 vem aumentando nas últimas décadas em decorrência do aumento do sedentarismo e piora dos hábitos alimentares que caracterizam a vida urbana moderna, levando a consequentes excesso de peso e obesidade.
Estilo de Vida
Os problemas então aí, mas como lidar com eles?
As mudanças de estilo de vida são o primeiro passo para redução do peso corporal e controle dos valores da glicemia. Reduzir as atividades sedentárias e aumentar a atividade física programada ou espontânea é fundamental.
Se por um lado nunca tivemos tanta pressão para adquirirmos hábitos de vida saudáveis, academias de nível internacional nas grandes cidades, opções de academias de baixo custo em praticamente cada bairro, por que ainda é difícil fazer com que as pessoas busquem estes serviços?
E ainda mais importante: por quê elas não conseguem fazer disso um hábito para toda a vida?
E é aqui que a psicologia pode entrar e fazer um trabalho maravilhoso. Entendo e atuando na questão de hábitos e comportamento das pessoas em relação à sua saúde.
Para realmente fazermos a diferença, precisamos ir além da desgastada pergunta:
- Qual o objetivo de uma pessoa ao buscar uma academia?
A simples resposta a esta pergunta tem se mostrado pobre e ineficiente na maioria das vezes. Se não fosse assim, o aumento no número de academias no país teria reduzido os números de obesidade, diabetes e tudo seria apenas alegria e felicidade.
É hora de entrarmos em uma questão muito mais profunda, e de competência do profissional de psicologia, através de métodos e técnicas específicos desta área que estuda motivação, comportamento e pensamento humano.
Proponho que pensemos:
- Qual o SENTIDO de alguém buscar uma atividade física?
É isto o que deve ser respondido. E nós, psicólogos, somos os mais preparados para respondê-la.
Mas isso é assunto para outra ocasião. Espero que tenha gostado e possa deixar sua opinião para nos ajudar a preparar o melhor conteúdo para você!
AUTOR
Psicólogo Edu Azevedo
Psicólogo funcional integrativo
@psieduazevedo
Longevidade p/ viver mais e melhor com qualidade nos relacionamentos aliado ao seu sucesso profissional
CRP 07/16.290
