Para que a sua clínica se torne referência e atinja cada vez mais pessoas, é essencial que seus pacientes saiam satisfeitos da consulta. Como em qualquer negócio, o cliente espera que seu dinheiro seja bem usufruído com um atendimento de qualidade. Caso não aconteça, as chances de ele não retornar nem indicar você para outras pessoas são grandes. Em situações mais graves, pode até levar a propagandas negativas. Por isso devemos pensar em fidelizar.
A partir disso, você deve analisar a experiência do seu paciente como um todo: desde o momento em que ele mostra interesse em agendar um horário, até quando ele deixa seu consultório. Todos os elementos que fazem parte desse percurso devem ser conferidos. Desse modo, você sabe se o processo está sendo positivo ou não.
Seguem abaixo 5 passos para fidelizar mais pacientes.
Ambientação e Identidade Visual
Antes de mais nada, é importante disponibilizar um ambiente agradável e higiênico na clínica e na espera. Água, café, revistas e jornais devem estar atualizados e disponíveis. A mobília deve estar de acordo com seu público, compatível com a sua especialidade e com a impressão que você deseja causar. Além disso, é importante padronizar seus documentos. Então, ter um papel timbrado e demais documentos do consultório com a seu logotipo traz uma ideia de profissionalismo. Assim há maior confiabilidade no serviço que você oferece.
Organização
Ter um sistema que gerencie sua agenda minimiza erros e confusões com horários, além de diminuir custos e tempo no telefone. Também é necessário avaliar o contato que o cliente terá na recepção e se ele está sendo atendido cordialmente. Ademais, ter disponível formas de pagamento que facilitem para o cliente são sempre bem vindos. Soma-se a isso a possibilidade de conceder descontos para os tratamentos mais longos, sendo uma excelente estratégia para garantir que os seus pacientes retornem ao consultório.
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Lembretes
Lembrar seus pacientes no dia da consulta também é um fator que diminui possibilidades de falta. Quando você envia uma mensagem ou faz uma ligação lembrando-o, ele se sente importante e assim também dá mais importância ao compromisso agendado. Dessa forma, se ele ficar satisfeito com a experiência, ele provavelmente voltará, e possivelmente indicará você para outras pessoas, aumentando a quantidade dos seus clientes sem custo adicional. Isso tudo apenas porque você ofereceu um bom tratamento ao seu paciente. Não apenas no dia da consulta, como também após ela ocorrer, é importante mandar uma mensagem para manter o contato. Com isso, você mostra ao paciente que você se importa com o que ele achou do atendimento, e quando ele pretende voltar.
Outro tipo de lembrete é o comemorativo de aniversários e datas especiais, como natal ou páscoa. Ao recebê-las, seu paciente se admirará com esse cuidado “além” do consultório. Também lembrará mais vezes de você e do seu serviço. Esse ato simples diminui as chances de ele procurar outros profissionais.
Marketing
O marketing digital é outra forma de se fidelizar pacientes. Com ele, você manterá contato mais frequente com seus pacientes. Além de textos em blog e posts em redes sociais, existem outras centenas de ferramentas de marketing que você pode usar para se aproximar mais de seus pacientes. São eles e-mail marketing e até anúncios no Facebook ou Google para conseguir novos.
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Feedback
A melhor forma de saber se seu atendimento está contemplando os objetivos do paciente é perguntando se ele está satisfeito. Isto é, se ele recebeu o que foi buscar. O ideal é que se faça perguntas simples e objetivas sobre a informação que você deseja extrair do paciente. Isso pode ser feito de várias formas: seja por meio de uma ligação, e-mail ou mensagem pós consulta, seja ainda no seu consultório após o fim da sessão.
O que achou das dicas? Conte para a gente o que você faz para fidelizar seus pacientes!
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