Pesquisar
Pesquisar

A importância do contrato terapêutico escrito

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao pensarmos em psicoterapia as regras e normas que fazem parte do processo, costumamos pensar em contratos verbais realizados entre psicólogos e clientes, essa é a realidade que usualmente encontramos dentro dos consultórios de psicologia.

O que venho conversar com vocês hoje, é sobre a importância de termos um contrato terapêutico por escrito. Um documento onde sejam esclarecidos todos os pontos pertinentes a essa relação de trabalho. Sim, enxergar que o nosso fazer clínico dentro do setting terapêutico é uma relação comercial é importante para definir e delimitar os direitos e deveres tanto do cliente quanto do psicólogo.

No contrato, estabelecemos as normas de funcionamento desta relação: honorários, faltas e atrasos, férias, formas de pagamento entre outros pontos importantes no nosso trabalho. Vou trazer aqui um exemplo prático da importância deste documento, sabem quando um cliente confirma o atendimento e falta, sem avisar? A sessão será cobrada, correto? Com o contrato elaborado por escrito, o psicólogo poderá efetuar a cobrança de forma mais efetiva, pois o cliente terá em suas mãos um documento informando que, por exemplo, faltas não justificadas são sessões contabilizadas como realizadas e devem ser pagas normalmente.

Mas Trícia, e se eu já tiver um cliente em atendimento há bastante tempo, onde acertamos tudo em um contrato verbal, como vou agora, fazer um contrato por escrito? Simples. Converse com seu cliente informe que houveram mudanças na sua forma de trabalho e uma delas é o contrato escrito, apresente-o para o cliente, leia com ele as cláusulas, explique eventuais dúvidas e elabore o contrato em duas vias: uma você entrega ao cliente e a outra fica com você.

Ah, mas eu atendo somente online, preciso fazer o contrato? Sim, precisa, principalmente se você atender criança (ou adolescente). É uma exigência que consta no cadastro do E-Psi. A ideia do contrato é a mesma, com algumas pequenas diferenças que dizem respeito ao atendimento realizado de forma online onde você deverá definir as tecnologias utilizadas, recursos de segurança de dados entre outros detalhes técnicos específicos do atendimento nesta modalidade.

O contrato realizado para atendimento online, deve ser enviado ao seu cliente para que ele assine de forma digital (ou imprima, assine e lhe envie de volta). O importante é o psicólogo compreender a real importância de elaborarmos um documento que respalde nosso trabalho e que nos possibilite cobrar os direitos e deveres dessa relação que, mesmo sendo muito acolhedora e humanizada, não deixa de ser uma relação comercial e de trabalho.

 Sobre mim:

Psicóloga formada pela Universidade da Amazônia (2006), cursou especialização em Psicologia Clínica no Centro de Capacitação em Gestalt Terapia (2007-2009). Possui Aprimoramento Clínico em Gestalt Terapia realizado na Universidade da Amazônia (2013), possui o curso de “Extensão em Atendimento Online” realizado na PUC/SP. Atualmente cursando especialização em “Sexualidade e Psicologia” e “Psicologia do Esporte” ambas pela FAVENI. Coordenadora do projeto de atendimento social “Psi para todes” e da mentoria “Carreira Psi”. Diretora executiva da Sensus Psi e da Sensus Educa.

 Trícia M.B Ferreira – CRP 10/02488

Instagram: @psitriciaferreira ou @sensuspsi

 

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?