DicasGestãoPsicologia

Paciente consultando pela primeira vez?

Tempo de leitura: 2 minutos

Confira algumas dicas importantes que podem fazer a diferença nesse primeiro contato

A decisão de consultar pela primeira vez é um passo importante para a pessoa que busca ajuda psicológica. Por isso, é fundamental que o psicólogo esteja preparado para atender quem não está habituado com a sessão, especialmente aqueles pacientes que já estão em um estágio mais sensível, vulnerável, em que a “última” alternativa foi procurar por terapia. 

Isso porque, na maioria das vezes, a primeira experiência com o psicólogo cria expectativas, gera ansiedade, receio e até mesmo desconforto. Desta forma, é essencial deixar o novo paciente o mais tranquilo possível, sem grandes ações de imediato, mas tentar fazer com que esse momento, ainda inédito, seja o mais agradável possível e, claro, o atendimento tenha continuidade após a primeira sessão. Mas, principalmente, que contribua para que o paciente enxergue um caminho para uma vida melhor. 

1. Sigilo profissional

Antes de mais nada, deixe claro para o paciente que tudo que for abordado entre vocês nas consultas está protegido pelo sigilo profissional, independente de qual formato for a sessão. Tanto online quanto presencial, o paciente tem total privacidade.  

2. Mostre que não há julgamentos 

Deixe o paciente se expressar, ser quem ele é, falar o que deseja, o que o incomoda e o que precisa. Mas, principalmente, que ele perceba que não está sendo julgado, pois é uma relação que ele precisa sentir confiança. 

3. Centro das atenções sim

Mostre ao paciente que esse momento é só dele e que você está ali para ouvi-lo, prestar atenção nos mínimos detalhes, prestando um atendimento humanizado, personalizado e empático.

4. Não existe resposta certa 

Pergunte ao paciente o motivo pelo qual ele procurou a terapia, mas deixo-o à vontade para responder, sem insistir ou indicar que é uma obrigatoriamente para o restante da sessão. Cada um tem a sua história, receios e anseios. 

5. Autoconhecimento 

A terapia é uma jornada de autoconhecimento para o paciente, certo? Por isso, é preciso estimular uma troca espontânea entre psicólogo e paciente, possibilitando que ele saiba que tem mais do que um profissional ajudando ele a cuidar da sua saúde mental, mas uma infinidade de oportunidades para melhorar as suas perspectivas de vida quando embarca nessa viagem de autocuidado, amor e compaixão consigo mesmo. 

E aí, você acredita que essas dicas vão te ajudar com aquele paciente que vai consultar pela primeira vez? Conta pra gente! Comente aqui mais alguma dica que queira compartilhar conosco. 

Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais do PsicoManager no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até a próxima! 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?