Pesquisar
Pesquisar

DASS 21 não é validado como um teste psicológico

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O acesso à internet e a rapidez para responder um questionário online, na maioria das vezes, é confundido com eficácia e precisão, mas principalmente porque é cômodo para quem o responde. Por isso, é fundamental ficar atento(a) às tendências e, principalmente, a confiabilidade e qualidade de tudo que pode substituir o diagnóstico que apenas o profissional da Psicologia pode dar. Um exemplo disso é o DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), um teste que tem o objetivo de medir e diferenciar, ao máximo, os sintomas de ansiedade, depressão e estresse a partir de comportamentos e sensações experienciadas nos últimos sete dias de uma pessoa. 

Teste DASS 21

O DASS 21 é uma escala que foi desenvolvida pelo PhD Peter Lovibond, em 1995. O questionário possui 21 perguntas e leva cerca de três minutos para ser totalmente respondido. De acordo com o psicólogo do PsicoManager Giovani Lucena, com poucas questões, os resultados são satisfatórios sobre os pontos citados. “O DASS 21 não chega a ser validado como um teste psicológico, que tem um rigor estatístico e de validação mais aprofundado para ser tratado como tal”, destaca. 

Segundo Lucena, ele até pode ser aplicado por pessoas que não são psicólogos(as), mas a análise dos dados e decisões a serem tomadas a partir das informações obtidas devem ser feitas por um profissional. “Por mais que uma pessoa realize o teste, ela não terá o olhar clínico necessário para dizer se seus resultados são normais, preocupantes ou graves”, explica o psicólogo. 

Além disso, Lucena ainda defende que testes devem e passam por revisões periódicas no que diz respeito ao seu espaço sociocultural e de tempo. “Ou seja, mesmo um teste autenticado, pode deixar de ter crédito”, finaliza o psicólogo. 

Testes validados pelo CFP

E aí, ainda ficou com dúvidas? Para observar os testes ainda aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia acesse o site da Satepsi

E para continuar sabendo sobre tudo o que envolve o universo da Psicologia e, também, as novidades dos nossos serviços, siga os perfis do PsicoManager nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e não perca nenhum conteúdo aqui

Até a próxima!

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?