Pesquisar
Pesquisar

O papel do Psicólogo muito além da pandemia

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Há um entendimento de que o psicólogo só “serve” para pessoas com problemas mentais graves, o que é totalmente equivocado, visto que a psicologia é uma ciência que analisa, cuida e trata do ser humano como um todo. Ela também é reconhecida como uma prática para a melhoria da qualidade de vida, bem como evitar o desenvolvimento de complexidades irreversíveis, e ainda prevenir dependências e o desencadeamento de novas complicações. 

E, diante de todo o contexto da pandemia do novo Coronavírus, desde o isolamento social passando pelas perdas de familiares e amigos, o confinamento resultou no aumento de tédio, transtornos de ansiedade, irritação, tristeza, insegurança, frustração financeira, tudo isso englobando a falta de empregos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comidas industrializadas. Além disso, a convivência forçada em muitos lares, ocasionou discussões entre os familiares e acentuou a violência doméstica. 

E, consequentemente, o papel do psicólogo ficou cada vez mais evidente e mostrou-se ainda mais fundamental para que as pessoas se mantivessem saudáveis psicologicamente, emocionalmente e até mesmo fisicamente, já que as três áreas estão interligadas. Entretanto, é importante destacar que esses profissionais também precisaram se reinventar, buscar por novos meios de atendimento para seus pacientes, sempre tentando proporcionar a melhor experiência. 

A vulnerabilidade social também revelou a necessidade de dialogar mais sobre saúde mental e os psicólogos acabaram desempenhando outra função cada vez mais comum em nosso país: o de empreender. Tarefa inclusive nada fácil por aqui, mas que deve ser vista além do momento pandêmico e que vem para consolidar o trabalho desses profissionais e impulsionar ainda mais a relevância da psicologia na contemporaneidade do mundo. 

E aí, o que você acha? Conta pra gente! E não deixe de continuar nos acompanhando por aqui e nas redes sociais oficiais do PsicoManager. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

 

Obrigada e até a próxima!

CompartilharFacebookX

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?