Ao abrir um consultório de psicologia, várias decisões precisam ser tomadas: localização, decoração e principalmente qual será o nome que ele irá levar, ou seja, qual a identificação dele dali pra frente. E, pode ser que sua primeira ideia seja: Vou dar meu nome para o meu consultório!
Mas, será que é o mais apropriado?
Por isso, vamos abordar os prós e os contras dessa (enorme) decisão.
1. Primeiramente, prós!
Vamos lá. Colocar o seu nome em um consultório,torna o seu ambiente mais pessoal, trazendo a sensação (para seus clientes) de que eles vão receber cuidados, atenção e carinho único. Pode ser uma boa solução para consultórios menores onde só você irá atuar, tendo maior contato com seu público.
É aquele caso típico de que seu cliente não fala “Vou na terapia” e sim “Vou no consultório da fulana”.
2. Contras
O principal problema é a expansão do seu negócio. Caso você queira contratar mais profissionais, seja de psicologia ou montar uma clínica multidisciplinar, essa clínica levará apenas seu nome.
Outro problema é a referência. Como a clínica estará em seu nome, eles irão pensar que você é o mais capacitado entre os outros, querendo sempre marcar com você, dificultando o trabalho dos outros profissionais que dividem o espaço de trabalho.
3. Então, vale a pena usar seu nome para a empresa?
De uma forma geral, não é uma boa estratégia. A única exceção é quando você e sua família tem um nome conhecido e isso pode se tornar uma boa jogada de marketing para você.
Mas, se você está começando agora e não tem uma marca forte por trás, prefira criar uma marca “impessoal” que possa passar adiante mais tarde. Dessa forma você não terá problemas caso queira expandir seus horizontes ou simplesmente vender eles mesmo.
É, pensar no nome realmente não é fácil, mas você não precisa pensar sozinho(a). Caso esteja com dúvida reúna amigos para “arrecadar” ideias e contrate um profissional de comunicação, ele será a melhor pessoa para orientar sobre disponibilidade do nome, tipografia, se é um nome que agrada as pessoas, entre outros.
E, caso você já tenha iniciado seus atendimentos e esteja procurando uma ajuda para organizar sua agenda, finanças, anamnese e entre outros assuntos por um preço acessível, que tal conhecer agora o PsicoManager?