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4 estratégias para aumentar a satisfação do cliente no seu consultório

Tempo de leitura: 3 minutos

 

A felicidade do seu cliente dever ser o principal foco do seu consultório. Por isso, são necessárias algumas ações para aumentar a satisfação do seu cliente, pois a melhor estratégia para levar clientes até você é o famoso boca a boca.

O marketing boca a boca é importante para a credibilidade do seu serviço, pois é possível fidelizar mais pessoas, criando uma boa relação e trazendo mais resultado para o seu trabalho.

Então, separamos 4 dicas para que seus clientes saiam cada vez mais satisfeitos da sua clínica.

1. Valorize cada experiência do atendimento

Você já pensou qual o motivo de seu cliente ter escolhido você e não outro profissional?

A parte primordial em um atendimento psicoterapêutico, é a conexão entre cliente e profissional, pois sem ela não há confiança. Por isso, com algumas estratégias, você pode melhorar ainda mais sua experiência no atendimento. São ela:

  • Descobrir o que o seu paciente espera;
  • Demonstrar autoridade no que fala e na sua área de atuação;
  • Facilitar o agendamento da consulta;
  • Atender de forma segura, sigilosa e humanizada;
  • Estar atento(a) a opinião dos pacientes sobre os atendimentos.

O tratamento ao cliente é o que faz o Starbucks uma empresa de experiência, e não uma empresa que apenas vende café. Pense nisso!

2. Fortaleça a relação psicólogo e cliente

Relação profissional não precisa ser sinônimo de frieza. Ela deve ser estabelecida com dois principais pilares: escuta e respeito.

É importante que você respeite cada tempo do seu cliente e ao mesmo tempo tentar encontrar as motivações para que ele não falhe ao seguir o tratamento. Na terapia comportamental, por exemplo, há vários níveis de participação do terapeuta e, portanto, de sua pessoa como variável significativa.

Quando o procedimento é mais delimitado e rápido, sua participação como “variável” torna-se menos importante e até mais limitada. Porém, em casos em que o cliente apresenta um nível de ansiedade maior e desorganização psicológica mais alta, o profissional assumirá um papel mais dominante na situação ambiental da terapia (e fora dela).

Com isso, vale ressaltar que cada caso é um caso, porém todos os clientes merecem a mesma atenção.

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3. Faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes

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A pesquisa de satisfação é a ferramenta mais adequada para tomar decisões estratégicas necessárias para a sua clínica, e até o seu atendimento.

Este instrumento transforma a comunicação entre clínica e cliente, assim quando você deixa que seu cliente opine sobre você, é possível evitar que algumas reclamações sejam expostas publicamente.

É importante que o questionário seja sucinto e divido entre as diferentes áreas do atendimento, por exemplo:

  • Recepção;
  • Cordialidade;
  • Tempo de espera;
  • Atendimento terapêutico;
  • Instalação da clínica.

Porém, vale ressaltar que as redes sociais ampliam ainda mais o alcance das opiniões, e com isso os clientes insatisfeitos podem expor sua clínica publicamente.

Por isso, siga a dica 2, prestando um bom atendimento, evitando possíveis reclamações.

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4. Esteja pronto(a) para atender

Este período de crise e pandemia no Brasil traz muitas incertezas para a área de saúde, e com isso, ficou evidente que a tecnologia é aliada – e não inimiga – da prática terapêutica.  Por isso, sua clínica precisa estar preparada para os avanços que aumentam a satisfação dos seus clientes.

Tem se tornado uma prática se tornar “virtual” durante a pandemia, já que praticamente boa parte dos seus clientes estão em casa, interagindo ainda mais pela internet. Por isso, considere fortalecer sua presença digital e estar disponível não apenas para solucionar dúvidas, mas para compartilhar informações relevantes que possam ajudá-los durante o dia.

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Se você quer aumentar ainda mais a satisfação dos seus clientes, que tal conhecer a maior e melhor plataforma tecnológica feita para psicólogos?

 

 

 

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