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4 passos para ajudar seus clientes preocupados com a COVID-19

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Pode ser difícil de lidar com os clientes preocupados com a COVID-19, principalmente quando não pode mais haver atendimento presencial. Porém, com algumas práticas é possível acalmá-los e prestar ajudar nesse momento.

Parte dessa preocupação vem da ansiedade de não saber quando tudo “voltará ao normal”, e segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas de todas as Américas. 18,6 milhões de brasileiros convivem com transtornos de ansiedade, totalizando 9,3% da população.

Por isso, trouxemos nesse artigo 4 dicas para você auxiliar o seu cliente.

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1. Envie apenas informações úteis sobre a COVID-19

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O excesso de informação sobre o novo corona é extremamente prejudicial para as pessoas com transtorno de ansiedade. Por isso, é fundamental que você oriente ao seus clientes a não estarem em constante contato com as notícias.

Dessa forma, busque enviar dados úteis sobre a COVID-19, assim você será a fonte mais confiável dele, evitando propagação de fake news que são causadoras de pânico. As informações relevantes podem ser: medidas de segurança, o que é COVID-19, como surgiu, seus verdadeiros riscos, etc.

2. Esteja disponível para o seu cliente

 

Ter uma presença online já não é mais questão de escolha. Você tem estado presente nas redes sociais? Quais são as melhores formas de interagir com seu público na internet?

Tem se tornado uma prática se tornar “virtual” durante a pandemia, já que praticamente boa parte dos seus clientes estão em casa, interagindo ainda mais pela internet. Por isso, considere fortalecer sua presença digital e estar disponível não apenas para solucionar dúvidas, mas para compartilhar informações relevantes que possam ajudá-los durante o dia.

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3. Incentive exercícios físicos

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Praticar regulamente exercícios físicos melhora a auto estima, combate o estresse e até mesmo a ansiedade, impactando diretamente na prevenção de doenças físicas e mentais.

Muitos clientes provavelmente estão acostumados a realizar exercícios físicos fora de casa, como em academias ou parques. Com o fechamento de tudo, a rotina mudou completamente.

Principalmente para aqueles que não estão acostumados com a pratica de exercícios, é hora de incentivar fortemente esse hábito. Há diversos recursos como aulas pelo Youtube, aplicativo de exercícios e, além disso, muitos profissionais estão oferecendo aulas online pelo Instagram.

O importante é não desistir.

4. Algumas dicas extras

  • Compartilhe histórias positivas: nesse momento todas as histórias tem um “tom” de desespero. Na verdade, ainda há histórias positivas que podem ser compartilhadas para melhorar o dia das pessoas;
  • Estabeleça uma rotina: muitas pessoas em casa só saem quando é essencial por conta das medidas protetivas. Porém, mesmo que sua rotina usual tenha parado você ainda pode estabelecer uma rotina na sua própria casa, por exemplo: horário de estudo, trabalho, etc;
  • Não se distancie das pessoas: mesmo com os pedidos do distanciamento, se mantenha conectado. Conte com a ajuda da tecnologia para se manter próximo daqueles que você ama.

 

E então? Como você tem se comunicado com o seu cliente durante essa época?

 

 

 

 

 

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