Pesquisar
Pesquisar

5 dicas infalíveis para aproveitar seu tempo ocioso

Tempo de leitura: 4 minutos

Para você, o que é tempo ocioso? Quando falamos de trabalho, entendemos que é um ambiente que significa muitas coisas, menos o ócio. Porém, nem sempre isso é o que acontece. Vão existir momentos que as atividades se tornam menores, e isso resulta em um tempo “livre” do seu trabalho.

Mas, fica a pergunta no ar: o que fazer nesse momentos? Como lidar com a ociosidade na sua clínica? Para responder essas perguntas, continue a leitura.

O que motiva o ócio no trabalho?

Por mais que sua clínica seja capaz de manter todos os processos equilibrados, é inevitável que você e/ou seus colaboradores fiquem ociosos às vezes. Isso é muito comum onde tarefas a serem realizadas dependam de terceiros.

O tempo ocioso pode ser a oportunidade para fazer algo diferente. Portanto, se você está com esse tempo “livre”, ler esse post é o primeiro passo para tornar seu tempo mais produtivo! Por isso, confira abaixo as melhores formas de aproveitar seu tempo livre.

1. Planeje suas atividades

Aproveitar o tempo na sua clínica, para planejar algumas tarefas, é uma forma de manter suas demandas organizadas. Para isso, é necessário que você liste as tarefas que deverão ser realizadas, distribuindo-as conforme as prioridades.

Veja quais são suas obrigações diárias, semanais e/ou mensais, isso ajudará você a visualizar quais são mais importantes, quais poderão ser adiadas e quais dependem apenas de você. Para ajudar, use post-it para organizar suas atividades. Isso pode contribuir para que você entenda melhor suas obrigações.

2. Aprimore seu conhecimento profissional

Procure usar seu tempo livre na clínica para buscar mais conhecimento para sua vida profissional. Leia livros, procure notícias relevantes para sua carreira, faça pesquisas e sempre se mantenha informado. Nunca será tempo perdido se você utilizar para estudar e alimentar ainda mais seu conhecimento.

Assim, seu tempo será melhor administrado, além de conseguir mais informações, dados e experiências sobre assuntos do seu interesse. Busque ler artigos, revistas especializadas e entrevistas com profissionais que são destaques no mercado. Uma boa sugestão é levar livros para o trabalho, pois assim que o tempo livre chegar, você pode aproveitar de uma forma bem mais saudável e produtiva.

O tempo ocioso também é uma possibilidade para avaliar com maior cautela aquele paciente com enfrentamentos que você ainda não havia se deparado na prática clínica. Utilize esse tempo para pesquisar artigos, conversar com colegas ou também procurar por supervisão (prática de quando um psicólogo contrata outro psicólogo mais experiente para sugerir caminhos a seguir na sessão com o paciente) para facilitar o andamento da sessão que vem lhe deixando com bastante dúvidas.

Entenda mais sobre a Supervisão em Psicologia clicando aqui.

3. Resolva pendências

Rever algumas questões que ficaram pendentes é uma excelente forma também de administrar seu tempo e, além disso, mantém suas atividades organizadas.

Verifique se há alguma tarefa em stand-by e aproveite para realizá-la. Veja se sua secretária precisa de alguma ajuda para terminar alguma tarefa. O tempo ocioso pode ser uma oportunidade de ajudar terceiros também.

4. Organize sua clínica

Manter seu local limpo e organizado permite que seu atendimento seja ainda mais produtivo. Por isso, usar a ociosidade para organizar mesa e gavetas, é uma ótima ideia. Um ambiente limpo e organizado traz mais seriedade para o seu trabalho, e mais confiança sobre seus clientes.

Portanto, aproveite o máximo para organizar papéis, jogar fora o que não é mais necessário, limpar sua mesa e até mesmo dar uma cara nova na sua sala, comprando itens para decorar ainda mais seu espaço. Organize também arquivos no seu computador, para que sejam encontrado com mais facilidade por você. Isso com certeza fará diferença no seu dia a dia.

5. Relaxe!

Se seu dia tem sido puxado e estressante? Não há problemas utilizar o tempo livre para descansar seu corpo e sua mente. Que tal andar um pouco? Tomar um café em algum lugar que você goste? É importante ressaltar que corpo cansado e mente cansada não produzem, tampouco conseguem te deixar focado.

Descansos e pausas são necessárias e também importantes para o bom atendimento em sua clínica. De acordo com a revista Super Interessante, Mary Helen Immordino-Yang, neurocientista e professora, mostra quão importante é o nosso cérebro entrar em “repouso”. Ela aponta que, quando estamos descansados e focados em nosso mundo interior, nosso cérebro entra no modo padrão, ou default. A atividade desse modo default está ligada aos componentes do nosso autoconhecimento, julgamentos morais, desenvolvimento de raciocínio e construção de sentido do mundo que nos cerca. Ou seja, ter alguns devaneios realmente melhora a produtividade e ajuda na resolução de alguns problemas.

Caso queira ler o artigo original e saber mais, clique aqui. 

6. Dicas rápidas

Encontrar a disciplina nas horas vagas, é a chave de sucesso de todo bom profissional, e podemos afirmar que realmente não é fácil. Além das 5 dicas que passamos para você, daremos algumas dicas bônus por ter lido até o final. 😀

  • Estabeleça seu horário de trabalho diariamente;
  • Definas seus horários de descanso, de assuntos pessoais (banco, médico, etc), e outras tarefas como cuidar da casa e da família;
  • Não misture sua rotina. O que é trabalho, é trabalho. O que é pessoal, é pessoal;
  • Escreva todas as atividades que precisa ser realizada para o seu trabalho: pesquisar ferramentas, fazer palestras, visitar escolas e/ou instituições, produzir material para sua rede social, controle financeiro, atualização de cadastro dos seus clientes, etc;
  • Evite reagendar seu planejamento. Cumpra o programado!

Seguindo todas as dicas que passamos para você, com certeza você terá um aproveitamento melhor dos seus horários vagos. Lembrando que, ficar sem atender seus clientes durante seu horário de trabalho, pode significar uma oportunidade para atender mais.

CompartilharFacebookX
1 comentário

Advertisement

PsicoManager

O software líder do mercado de psicologia. Simples, completo e com máxima segurança. O PsicoManager é a ferramenta indispensável para o profissional de psicologia.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Open chat
Olá 🤩

Quer saber mais sobre o PsicoManager?