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5 dicas para reduzir os custos do seu consultório

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sente que está gastando mais do que devia com seu consultório? E se a gente te falasse que é possível reduzir seus custos com hábitos simples e ferramentas disponíveis no mercado, você acreditaria?

Por isso, neste post, apresentaremos a você 5 dicas essenciais para reduzir os custos do seu consultório, vamos lá?

1. CONTROLE SUA GESTÃO FINANCEIRA

Em clínicas e consultórios, a gestão financeira deve ser tratada como um assunto tão importante quanto qualquer outro. Já pensou como uma má administração pode prejudicar todo o seu trabalho? Você pode ter uma série de prejuízos! Por isso, buscar um software de gestão pode ser algo essencial para ajudar você nesse quesito. Com ele, você evitará a ocorrência de erros que podem prejudicar seu ambiente de trabalho como, por exemplo, o fechamento do mês. Além disso, você poderá gerar relatórios financeiros, que serão seus aliados na hora de controlar os seus gastos. Sendo assim, você terá um acompanhamento rigoroso sobre como está a saúde financeira do seu consultório, tendo maior controle sobre o que entra e sai do seu caixa.

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2. ECONOMIZE ESPAÇO

Com tantos relatórios e anotações em papeis, fica difícil saber onde guardar e por quanto tempo você precisará armazená-los, gerando acúmulos desnecessários e muita ocupação de espaço no seu consultório. Essa área ocupada poderia ser utilizada para tantas outras coisas, não é mesmo?

Com o uso de softwares disponíveis no mercado, você poderá liberar espaços na sua gaveta de arquivos, pois todas essas anotações estarão disponíveis na nuvem e você poderá acessá-las do seu celular ou computador de onde você quiser, e com muito mais segurança.

Saiba mais sobre as vantagens de ter os dados dos seus clientes na nuvem.

3. AUSÊNCIA NAS CONSULTAS

A falta de um cliente no horário estabelecido pode ser uma grande dor de cabeça, não é? Porque, sem o aviso prévio do cancelamento, fica impossível preencher o horário com outro paciente, acarretando em uma grande perda de tempo e dinheiro.

A ausência de um cliente pode ocorrer por diversos motivos, mas a principal é o esquecimento da data agendada. E este é um tipo de problema muito simples de resolver com a utilização de ferramentas específicas, pois os clientes podem ser avisados previamente sobre o agendamento e também podem solicitar o cancelamento ou a mudança do seu horário, sendo então o profissional notificado pela alteração ou cancelamento da sessão.

Com esse auxilio, você terá uma redução significativa nas ausências e uma maior hergonomia no seu ambiente de trabalho.

4. ANALISE SE VOCÊ PRECISA REALMENTE DE UMA SECRETÁRIA

Quando você contrata uma secretária, é esperado que ela cumpra diversas funções e que todas sejam executadas com qualidade. É necessário que ela tenha autonomia de toda sua agenda, saiba sobre todas as informações necessárias para repassar aos clientes que entram em contato e, além disso, verifique todos os seus e-mails. Analise se a contratação de uma secretária seria importante momento, pois pode demandar alguns custos como:

Espaço físico adaptado e também ferramentas para a execução da função como computador, telefone e materiais de escritório;

  • Treinamentos para melhorar o desempenho da funcionária;
  • Uniforme;
  • Alimentação;
  • Transporte, 13º, férias, FGTS, seguro desemprego, etc.

A contratação de uma secretária realmente tem suas vantagens, porém com a ideia de reduzir custos, é bacana estar pensando sobre adotar um agentamento virtual e ter uma otimização de serviços com a utilização de softwares.  Utilizando essas ferramentas você terá vantagens como:

-Custo baixo: como mencionado, uma secretária acarreta custos. Com o agendamento online você não precisará arcar com gastos trabalhistas e mesmo assim terá uma qualidade no serviço;

-Capacidade de cadastrar todos os clientes: você conseguirá cadastrar clientes e confirmar consultas via SMS ou ligações, tudo pelo seu computador e sem a necessidade de terceiros para isso;

-Segurança dos dados: só você terá acesso aos dados dos clientes como nome completo, documento, entre outros, e essa segurança garante uma confiabilidade maior em relação ao cliente com você.

5. ADOTE PEQUENOS HÁBITOS

Com pequenas mudanças dentro de sua clínica, você poderá diminuir custos de forma relevante. Caso você trabalhe com uma equipe de profissionais, opte pela utilização de canecas e reduza o consumo de copos descartáveis, deixe só para o cliente. Essa redução do consumo do copo plástico irá lhe ajudar a economizar mais e você ainda estará ajudando o meio ambiente.

Outra alternativa é a troca das lâmpadas utilizadas no seu ambiente de trabalho. Escolha sempre as lâmpadas de LED, pois além de consumir menos, elas possuem uma duração superior as lâmpadas comum. Crie também conscientização entre os colaboradores sobre o consumo da energia no ambiente de trabalho.

Com pequenas mudanças é possível perceber uma redução significativa de seus custos. Que tal começar hoje?

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