Blog Psico Manager

Falando de Psicologia com Tecnologia

Psicologia

simbolo_da_psicologia2Psicologia:

A palavra psicologia vem do grego ψυχή, psyché, que significa “alma”, e λογία, logia,  que significa”tratado”, “estudo”; literalmente: “Estudo da alma”.

O Aurélio assim define psicologia:

1.A ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento. 2.Conjunto de estados e disposições psíquicas de ideias de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos.

Uma definição mais específica tem-se a Psicologia como Ciência e Profissão, que enquanto ciência aplicada diz respeito ao estudo científico do comportamento, humano e animal. Além disto, nesta mesma dimensão a psicologia estudo as chamada “funções mentais”. O grande objetivo investigativo da psicologia é a compreensão do comportamento dos grupos sociais, o que implica, o estudo do indivíduo no contexto do seu grupo social, em relação aos demais grupos sociais. Este estudo tem como base estrutural o estabelecimento de princípios com características universais.

A psicologia, na consecução dos seus objetivos científicos e sociais, tem no seu desenvolvimento estabelecido uma série de especialidades. Hoje no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia, reconhece as seguintes especialidades:

– Psicologia Escolar/Educacional;
– Psicologia Organizacional e do Trabalho;
– Psicologia de Trânsito;
– Psicologia Jurídica;
– Psicologia do Esporte;
– Psicologia Clínica;
– Psicologia Hospitalar;
– Psicopedagogia;
– Psicomotricidade;
– Psicologia Social;
– Neuropsicologia.